outubro 6, 2025 09:45

Decisão judicial reconduz vereador Jonas Castro à direção da Câmara de Presidente Figueiredo

O desembargador João Simões, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), derrubou nesta quinta-feira, 25, a decisão do juiz da comarca do município de Presidente Figueiredo (distante 128 quilômetros de Manaus), Roger Luiz Paz de Almeida, que havia afastado, por 90 dias, o vereador Jonas Castro Ribeiro (Avante), do cargo de presidente da Câmara municipal por improbidade e nepotismo.

A decisão do desembargador foi publicada nesta sexta-feira, 26. Na decisão, o magistrado deferiu o pedido suspensivo ingressado pelo parlamentar. “(…) defiro o efeito suspensivo pretendido, para manter a decisão suspensa até o julgamento do presente agravo de instrumento”, diz o despacho.

Após a decisão, o desembargador determinou que seja comunicação a sentença ao juiz da comarca de Presidente Figueiredo.

Entenda o caso

Jonas Castro foi afastado pelo juiz Roger Luiz Paz de Almeida, que entendeu que o vereador havia usado o cargo para se proteger de três pedidos de cassação, de empregar parentes e suspender direitos de demais vereadores previstos em lei.

Conforme o juiz, no cargo de presidente do Legislativo, Castro vinha praticando vários atos que caracterizam improbidade administrativa e atentam contra os princípios da administração. O juiz ressaltou, ainda, que o vereador havia sido condenado pelo Tribunal de Contas do Estado Amazonas (TCE-AM) por prática de nepotismo, dentre os atos praticados.

 

Confira a decisão: 

 

 

 

 

Henderson Martins, para O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Prefeita de Manacapuru mira aliados ao culpar gestões passadas por bloqueio de contas

Um discurso polêmico da prefeita de Manacapuru, Valcileia Maciel (MDB), responsabilizou aliados políticos por bloqueios judiciais que a prefeitura...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!