dezembro 21, 2024 13:48

Sem solução ao longo dos anos, vereadores de Manaus voltam a discutir sobre tráfego de veículos pesados 

Após um caminhão carregado de tijolos tombar no bairro Novo Aleixo, Zona Norte, nessa segunda-feira, 16, o trânsito de veículos pesados em Manaus se tornou pauta dos vereadores na Câmara Municipal de Manaus (CMM), durante o Grande Expediente desta terça-feira, 17. No acidente, um veículo foi atingido pela carga. Não houve vítimas fatais.

“A quantidade de tijolos e a forma como foi armazenado já demonstrava uma tragédia anunciada. Um veículo daquele não poderia transitar nas ruas. Se o carro estivesse com pessoas dentro, o acidente seria pior. O tombamento é algo que assusta”, comentou Wallace Oliveira (Pros) em seu discurso no Plenário Adriano Jorge. “Temos conversado  com o secretário do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (Immu) e oficiando a Pasta sobre este assunto. A melhor forma de evitar acidentes é a prevenção”, comentou.

Raiff Matos (DC) lembrou que existe uma Portaria de 2013 sobre a proibição de tráfego de veículos em alguns locais da capital amazonense. Peixoto (PTC) lembrou um outro acidente envolvendo um caminhão com sobrepeso de carga que tombou na avenida Efigênio Sales, na Zona Sul, no último fim de semana. O parlamentar falou também do peso na manta asfáltica, além de resguardar a vida das pessoas.

“A fiscalização não acontece há muitos anos em Manaus. Estamos aguardando acidentes graves de ônibus, executivos, alternativos e caminhões em péssimas condições. Em bairros mais distantes, são vários casos de transporte irregular. A prefeitura tem que se estruturar e virar a página do transporte de carga”, disse Lissandro Breval (Avante).

Tema Antigo

Rosivaldo Cordovil (PSDB) disse que o assunto já é “velho” na Casa Legislativa e pediu que Wallace Oliveira encaminhasse um pedido para a Comissão de Transporte do Parlamento para ampliar a discussão com os órgãos responsáveis pela regularização do tráfego de veículos de carga pesada na capital amazonense.

“Nós não queremos trazer entrave para o comércio mas há a necessidade de conciliar interesses. Esses caminhões irregulares apresentam um perigo para Manaus. O IMMU precisa fiscalizar de uma forma moderna, inclusive”, comentou Rodrigo Guedes (PSC) ao falar que existem também os problemas ambientais relacionados às atividades desses caminhões.

Bessa (SD), vice-presidente da Comissão de Transporte, comentou que o prefeito David Almeida (Avante) recebeu um IMMU, na troca de gestão, sucateado e sem infraestrutura e que ele está trabalhando para resolver a situação. “Precisamos de um olhar diferenciado para resolver esse problema crônico e recorrente em Manaus”, finalizou.

Wallace Oliveira deixou a cargo de Bessa dar continuidade ao debate dentro das reuniões da Comissão de Transporte da Casa Legislativa.

 

Priscila Rosas, para O Poder 

Foto: Divulgação 

Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins

Últimas Notícias

RR: Assembleia aprova orçamento de R$ 8,8 bilhões para 2025

A Assembleia Legislativa de Roraima (Ale-RR) aprovou na última quarta-feira, 18, a Lei Orçamentária Anual (LOA) que prevê receita...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!