janeiro 24, 2025 01:02

Associação repudia nova declaração de Bolsonaro sobre valor do gás de cozinha

Em live nessa quinta-feira, 19, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) comentou que o valor inicial do gás de cozinha não está caro e que os custos acrescidos se devem aos impostos estaduais. Por meio de nota, a Associação Brasileira das Entidades Representativas das Revendas de Gás LP (Abragás) repudiou a declaração do presidente.

De acordo com a entidade, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que os Estados cobram é muito caro, de fato. “Dizer que o gás está caro por conta da margem dos revendedores, por favor Sr. Presidente, margem bruta não é lucro! A Petrobras está comemorando os bilhões de resultados com seus acionistas entre eles o Brasil que é o sócio majoritário”, diz trecho da nota.

A entidade afirma, ainda, que além do extraordinário ganho da Petrobras e o ICMS caro, há no caminho um oligopólio que detém o mercado de envase. Para a Abragás, é preciso acabar de fato com o monopólio do refino e quebrar as barreiras de entrada no segmento de distribuição.

“Vossa Excelência sabe que somos mais de 60 mil revendas de gás gerando mais de 300 mil empregos nesse país, e que competição nesse setor só existe no segmento revendedor? Margem bruta não significa lucro líquido, essas revendas que Vossa Excelência faz críticas são as que fazem toda a logística da entrega do gás de casa em casa de um a um, o que gera um custo operacional! Vossa excelência está dizendo para a população comprar gás direto do produtor ou distribuidor, vai incentivar a população comprar carne, arroz e feijão direto do produtor também ou só o gás é o vilão, os empresários desse setor não podem auferir lucros, qual será a formula para gerar empregos?”, salienta a entidade na nota.

Por fim, a Abragás declara que “está na hora de dar nome aos bois, presidente, e reconhecer o trabalho de quem carrega o aço nas costas de baixo de chuva ou sol para atender a população brasileira. Não nos transformem em culpados pelo preço do gás perante a população. Por favor, senhor presidente, se desculpe com o segmento revendedor e busque a verdade sobre os fatos, queremos só a verdade, apenas a verdade, seja justo!”, pede a entidade ao fim da nota.

 

Com informações da assessoria

Foto: Reprodução

Últimas Notícias

Mega empresário acredita muito no potencial Potássio de Autazes

No município de Autazes, a maior mina de potássio está sendo erguida em meio à selva amazônica no Brasil....

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!