A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira, 24, por meio da Delegacia De Repressão A Crimes Contra o Patrimônio e ao Tráfico De Armas (Delepat-AM) – e com apoio da Receita Federal do Brasil, a Operação Desvio de Conduta. Na ação, são investigados fatos relacionados a desvio de produtos que se encontravam no Fluxo Postal – Correios.
A operação visa cumprir mandados judiciais expedidos pela Juíza da 4ª Vara Federal do Amazonas, sendo quatro de busca e apreensão e quatro de prisão temporária, mais dois de afastamentos cautelares, todos cumpridos na cidade de Manaus.
Segundo as investigações, um servidor e uma funcionária da Receita Federal do Brasil – RFB – que trabalhavam na atividade de fiscalização do órgão, realizavam desvios sistemáticos de mercadorias que se encontravam no fluxo postal e encaminhavam para receptadores que tinham a incumbência de vender esses produtos nas plataformas digitais OLX e Facebook.
Os indiciados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de Peculato, Pertencimento à Organização Criminosa e Receptação, e, se condenados, poderão cumprir pena de até 19 anos de reclusão.
A investigação apura ainda a possível participação de funcionários dos Correios bem como de terceiros nos crimes.
O nome da operação é uma alusão aos funcionários que deveriam zelar pela fiscalização e bom funcionamento das instituições, mas por um desvio de conduta acabaram adentrando no mundo do crime.
Da Redação O Poder
Com informações da PF
Foto: Divulgação