O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que seu país irá “caçar” e fazer com que os autores do ataque terrorista nos arredores do aeroporto de Cabul, que matou ao menos 60 pessoas e deixou cerca de 140 feridos nesta quinta-feira (26), “paguem pelo que fizeram”.
“Hoje [os soldados que morreram] fazem companhia aos outros heróis dos Estados Unidos. São novos heróis. Nós não vamos perdoar os responsáveis pelo ataque, não vamos esquecer. Vamos caçar vocês e fazer com que paguem”, declarou.
No pronunciamento direto da Casa Branca, Biden pediu “um minuto de silêncio” às vítimas do atentado no Afeganistão. “Sim, eu tenho responsabilidade por tudo que vem acontecendo ultimamente”, disse.
Pelo menos 13 militares dos Estados Unidos estão entre os mortos no ataque e 15 ficaram feridos, segundo informou o general Kenneth “Frank” McKenzie em um pronunciamento. Vários guardas do Talibã também foram atingidos e estão entre os feridos, afirmou uma autoridade do grupo islâmico à agência Reuters.
Apesar de o governo norte-americano ter dito que cerca de 1.000 pessoas ainda ficaram em solo afegão, Biden ressaltou no pronunciamento que não vai mudar o plano de evacuação devido ao ataque.
“Nós continuaremos o processo de retirada. Eu disse para os comandantes que tenham projetos para lidar com o Isis-K nas instalações que temos. Faremos nossa retirada no momento que escolhemos. Vamos resgatar nossos aliados e cidadãos. Os EUA não serão intimidados e eles não vencerão”, disse.
Conteúdo CNN
Foto: Divulgação