outubro 23, 2024 03:21

Vereador de Manaus quer identificar peixes que causam doença da ‘urina preta’

A preocupação com a rabdomiólise ou doença de Haff, conhecida a popularmente como doença da “urina preta”, chegou ao Plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM) nesta segunda-feira, 13. O receio não é só pela doença em si, mas pelos impactos econômicos que alguns comerciantes amazonenses sofrem desde o início dos casos.

Para o vereador Elan Alencar (Pros), a Fundação de Vigilância em Saúde – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) precisa intensificar as investigações sobre a doença para que sejam divulgadas informações contundentes sobre o assunto, sem gerar pânico na população.

“Isso tem gerado um pânico muito grande na população, sobretudo em relação ao consumo de peixe, principal alimento do nosso Estado”, frisou em seu discurso desta segunda-feira. “Solicitarei, como membro da Comissão de Saúde, em regime de urgência, para que a FVS intensifique as investigações sobre estas bactérias e quais tipos de peixe levam essas pessoas a óbito”, informou.

Segundo o parlamentar, o intuito é deixar a população mais informada sobre a doença sem causar pânico e evitar impactos na economia do setor de pesca. Para isso, de acordo com o parlamentar, a FVS-RCP deveria estudar e investigar de forma mais direcionada a doença e suas causas.

“Já foi identificado que peixes de cativeiro não têm esse problema mas, infelizmente, toda essa situação vem impactando o setor de pesca no Amazonas, que gera uma economia muito forte”, comentou.

Investigação

Até o momento, quatro Estados brasileiros possuem o registro da doença. São eles: Bahia, Ceará, Pará e Amazonas. Neste último, a FVS informou que são 61 casos suspeitos de rabdomiólises em dez municípios. Um grupo de trabalho foi criado para mapear e investigar as regiões com notificações pela força-tarefa do governo do Amazonas.

Com coleta de amostra de água, frutos, peixes contaminados e sangue dos pacientes internados, a instituição tenta identificar e analisar quais materiais podem estar incluídos na cadeia de contaminação.

‘Doença da Urina Preta’

A doença de Haff, popularmente conhecida como doença da “urina preta”, é um tipo de rabdomiólise que acontece de forma repentina, após a ingestão de certos tipos de peixes ou crustáceos. É uma doença rara caracterizada pela ruptura das células musculares, o que leva ao aparecimentos de sintomas como dor, rigidez muscular, falta de ar e a urina preta (semelhante ao café).

Esta é a terceira vez que o Amazonas tem casos registrados da Doença de Haff.

 

Priscila Rosas, para O Poder

Foto: Divulgação 

Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins

Últimas Notícias

Ministro do TCU compra R$ 816 mil em cavalos em leilão

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e ex-deputado federal em Roraima, Jhonatan de Jesus, comprou cinco...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!