O prefeito de Manaus David Almeida (Avante) anunciou na manhã desta quinta-feira, 7, a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), de porte IV, na Zona Oeste de Manaus. O investimento orçado em R$ 4 milhões será feito em parceria com a empresa privada Mixcon, responsável pelo Parque Mosaico.
No local, a Prefeitura recebeu uma área de 120 m² para investimentos. O prefeito disse que irá construir uma escola municipal com creche integrada no bairro, além de levar segurança, com a guarda municipal, e investir em uma infraestrutura urbanística para o bairro.
“Com nosso orçamento para o ano que vem, certamente, teremos um canteiro de obras e a execução de planos e projetos”, explicou David Almeida. “Estamos buscando modernizar as ações da prefeitura de Manaus”, disse.
UBS Porte IV
A UBS será implantada no primeiro módulo do Parque Cidadão, dentro do Parque Mosaico, aliando preservação e conceito moderno para dispor equipamentos comunitários e sociais. Com uma população de cerca de 300 mil habitantes na zona Oeste, o investimento atenderá os moradores dos bairros Ponta Negra, Lírio do Vale, Santo Agostinho, Planalto e entorno.
De acordo com a titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Shádia Fraxe, a capacidade instalada para suprir a demanda integral na região e de demais pessoas provenientes de outros bairros que desejarem atendimento no local para cobrir o vazio assistencial.
A UBS tipo IV terá 1.168,76 metros quadrados de área construída e capacidade para ter quatro equipes de Estratégia Saúde da Família, atendendo simultaneamente, sendo um equipamento comunitário completo, com consultórios de enfermagem, médico e odontologia, salas de curativo, de vacina, de coleta de sangue, entre outros. O projeto arquitetônico foi desenvolvido pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).
Parque Cidadão
O Parque Cidadão está inserido num terreno de 720 mil metros quadrados, com uma extensa Área de Preservação Permanente (APP). A estrutura integral contempla a instalação de 30 mil unidades habitacionais e uma população de até 100 mil pessoas.
Priscila Rosas, para O Poder
Foto: Divulgação