Nesta terça-feira, 11, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, declarou que o setor privado, e não o Estado, terá papel principal no desenvolvimento sustentável da Amazônia.
“O protagonista do desenvolvimento sustentável na Amazônia será o setor privado, não o Estado. E por fim, há que se ter em conta a realidade socioeconômica da região, que exige criatividade e inovação, próprias do espírito empreendedor do setor privado. Manteremos a repressão aos crimes ambientais”, disse o também coordenador do Conselho da Amazônia.
A declaração foi feita durante videoconferência com representantes de países.
O vice-presidente ainda reforçou que há “uma grande desinformação a respeito da realidade social e econômica da região”. E também aproveitou para alertar sobre a postura de alguns que se “aproveitaram da crise para avançar em interesses protecionistas e renovar atitudes neocolonialistas”.
Desmatamento
Conforme o levantamento preliminar do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o desmatamento na Floresta Amazônica aumentou 34,5 % no acumulado em 12 meses na comparação anual, mesmo os dados apresentando uma queda no mês de julho se comparado com julho de 2019.
Conteúdo: Reuters
Foto: Romério Cunha/Flickr