setembro 21, 2024 23:29

Consumidores devem ficar atentos para evitar golpes na Black Friday

Muito esperada por consumidores e lojistas, a Black Friday deste ano acontece nesta sexta-feira, 26. Porém, para aproveitar a data sem “dores de cabeça” é necessário estar atento às informações sobre produtos a serem comprados, lojas em que se pretende comprar, entre outras questões.

“Tudo isso é para evitar que o consumidor caia em golpes tão tradicionais em períodos de compras tão intensos, como já é o caso da Black Friday em todo o país. Nesta data, as práticas abusivas são mais frequentes e há inúmeras promoções que não valem a pena”, orienta a economista Bianca Rezende.

Ainda de acordo com a especialista, o cuidado deve ser ainda maior para quem vai comprar on-line. Os preços são atrativos, mas o cliente precisa ter informações da loja como endereço físico, telefone, CNPJ e nome da empresa.

“Os consumidores estão tão atraídos pelo preço ‘mais em conta’ que esquecem de informações fundamentais. Mas não podem esquecer que têm direitos também, especialmente em casos que o produto não chega no prazo estipulado, ou do jeito como foi apresentado. É preciso saber como irá proceder se houver necessidade de troca ou, até mesmo, de ressarcimento do valor pago”, diz a economista.

Confira algumas dicas do advogado Afonso Morais para evitar cair em golpes na Black Friday:

Proteja seus dados

A primeira dica diz respeito à proteção de dados. Informações pessoais e documentos como RG, CPF, endereço, números de cartões e telefones podem ser vazados e facilitar a aplicação de golpes e de clonagem. “Hoje são perpetuadas várias fraudes na internet. Uma das principais é a captura de dados, onde o fraudador entra nas redes sociais e acaba baixando fotos da pessoa e, vendo o perfil dela, monta um telefone falso”, diz Morais. Ele alerta que a prática pode gerar golpes futuros, até mesmo fora da Black Friday. O advogado destaca que é importante variar a senha em diferentes sites e serviços online. “Busque sempre ter senhas diferentes para cartões, sites e cadastros. Também procure altera-las constantemente. Evite dados mais simples como o nome, 123 na sequência ou a data de nascimento”, recomenda.

Pesquise antes de comprar

Um dos principais jeitos de evitar golpes é pesquisar sobre as lojas e as condições de pagamento oferecidas. Morais recomenda uma busca sobre a reputação de quem oferta um produto ou serviço. Sites como o Procon e o Reclame Aqui são confiáveis para se verificar a credibilidade dos estabelecimentos. A procura por informações em fontes confiáveis evita armadilhas. “É importante estar sempre esperto e atualizado sobre novos golpes, mas sempre busque informações de fontes confiáveis. Lembre-se que grupos de WhatsApp são os maiores disseminadores de fake news”, alerta o advogado.

Cuidado com o Pix

A tendência é que o serviço bancário criado recentemente facilite a aplicação de golpes e a ocorrência de fraudes na Black Friday. Para Morais, mesmo com a segurança da plataforma, a falta de atenção dos clientes tende atrair golpistas. “A plataforma Pix é totalmente segura. As fraudes só ocorrem pela falta de cuidado dos consumidores e a vontade de levar vantagem com preços muito abaixo da média. O Pix aumenta as fraudes porque é um meio digital muito fácil. O que se deve fazer para evitar essas fraudes é não clicar em links e preferir pagamentos por plataformas oficiais.”

Desconfie de ‘milagres’

Promoções consideradas “milagrosas” costumam atrair quem procura produtos mais baratos, mas sempre é bom verificar se os descontos são verídicos ou se não existem pegadinhas em anúncios com preços muito abaixo do normal. “Quando o milagre é demais, é fundamental desconfiar. As propostas com descontos sensacionais são as mais usadas para os golpes. Por isso, não acredite nessas situações”, explica o advogado.

 

 

Da Redação, com informações da Joven Pan

Foto: Wallace Martins – Futura Press – Estadão Conteúdo

Últimas Notícias

Em Presidente Figueiredo, grupo de Fernandão racha ao tentar segurar ímpeto de Palhano

Segundo informações de bastidores, pessoas próximas ao candidato à Prefeitura de Presidente Figueiredo (a 126,8 quilômetros de Manaus), Fernando...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!