Roraima – Empresário do ramo, o governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), tem dedicado atenção especial para o setor agrícola nos últimos meses. A um ano das eleições, Denarium lançou mais um processo licitatório para a aquisição de insumos agrícolas. Para isso, o chefe do Executivo Estadual estima gastar R$ 19.633.269,10 dos cofres públicos.
O edital com as informações foi publicado no Diário Oficial nesta quarta-feira, 24, e está disponível no Portal da Transparência do site do governo do Estado, na aba da Comissão Permanente de Licitação (CPL). A abertura da sessão pública do pregão eletrônico está marcado para ocorrer no dia 6 dezembro, às 9h30.
De acordo com o anúncio da licitação, está previsto a aquisição também de ferramentas manuais, equipamentos, materiais de construção e hidráulicos, com quantidades especificadas conforme cada item.
Participam do pregão eletrônico, sob o nº 061/2021, a Secretaria de Estado do Índio (SEI) e a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), que serão beneficiadas com a aquisição dos materiais.
Ao justificar no edital a intenção de fazer a compra milionária, o governo do Estado cita que a forma em que a compra será feita vai garantir mais segurança em todo o processo licitatório, além de ser mais eficiente.
“Buscando-se garantir legítima competitividade e a legalidade do certame, o processo de aquisição dos itens será realizado na forma de lotes, uma vez que a licitação por lote é mais razoável do ponto de vista da eficiência técnica de modo que nos permite agrupar um grande quantitativo de itens licitados de acordo com seu desempenho e compatibilidade”, cita trecho do edital.
Outras compras
Não é de hoje que o governador de Roraima, que é empresário e produtor rural, volta as atenções para o setor agrícola. Durante quase três anos de gestão, Denarium já realizou diversos processos licitatórios para o segmento.
Uma das licitações mais recentes para esta finalidade e com valor expressivo ocorreu em setembro deste ano. O valor estimado para a compra de equipamentos agrícolas foi de R$ 118 milhões.
Anderson Soares, para O Poder
Foto: Divulgação / Rede Social