O ex-prefeito de Manaus, Manoel Henriques Ribeiro, morreu nesta terça-feira, 18, aos 77 anos de idade. Ele estava internado no hospital Francisca Mendes após sofrer um infarto. Ele foi prefeito da capital amazonense entre 1986 e 1988, além de ter sido vice-governador de Gilberto Mestrinho em 1982.
“Hoje se foi mais um querido amigo: Manoel Ribeiro, homem de fibra e sensibilidade. Tivemos divergências sim, mas acima de tudo tivemos convergências.Ex-vice-governador, ex-prefeito eleito de Manaus, foi também meu secretário na Prefeitura”, escreveu o ex-governador do Amazonas, Amazonino Mendes.
O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), emitiu uma nota de pesar em conjunto com o vice-prefeito e o secretário municipal de infraestrutura, Marcos Rotta. Ele também decretou luto de três dias na cidade.
“Recebi com pesar a informação da morte do ex-prefeito Manoel Ribeiro, que tanto contribuiu para o crescimento da cidade. Foi o primeiro prefeito eleito de Manaus, após a redemocratização, sendo um político que será sempre lembrado pelo seu grande trabalho à frente do Executivo e nos cargos públicos que ocupou, e receberá todas as honras devidas ao seu legado de homem público. Rogo a Deus para que a família e amigos tenham o conforto necessário e que permaneçam na esperança do reencontro do nosso amigo Manoel Ribeiro”, lamentou Almeida.
Manoel Ribeiro ganhou o apelido de “Pracinha” durante a sua gestão por causa do investimento prioritário na reforma de praças.Ele também foi responsável pela construção do Edifício Garagem, no Centro.
Além de ter sido vice-governador, ele foi presidente do Instituto de Planejamento Urbano (Implurb), em 2010, quando Amazonino Mendes era prefeito de Manaus.
Priscila Rosas, para O Poder
Foto: Divulgação