O Patriota confirmou, em suas redes sociais, o nome do coronel Alfredo Menezes como pré-candidato a prefeito de Manaus nas eleições 2020 pelo partido. A confirmação aconteceu nesta sexta-feira, 4, durante entrevista coletiva do partido em que o presidente estadual deputado Felipe Souza afirmou que a sigla segue com Menezes na disputa do cargo majoritário.
Inclusive, o pré-candidato já vinha realizando pré-campanha nas ruas de Manaus e afirma ter apoio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), mesmo o chefe da Nação já tendo afirmado que não vai se envolver no primeiro turno da eleição.
Antes do anúncio oficial, Felipe Souza relembrou que o presidente nacional do Patriotas, Adilson Barroso, chegou a lançar o seu nome para pré-candidato a prefeito de Manaus, e que em junho deste ano ele convidou também o coronel Menezes a ser pré-candidato.
“Colocamos as duas pré-candidaturas e me comprometi às avaliações possíveis e no momento certo iríamos decidir quem seria o pré-candidato do partido nas eleições deste ano. Fizemos todas as avaliações, levantamento, pesquisa, conversamos com a população nos bairros e nossos apoiadores. E chegou o momento de anunciarmos a retirada da minha candidatura e dizer que o nosso candidato oficialmente é o coronel Menezes”, enfatizou.
O deputado afirmou ainda que apesar de concordarem na mesma ideologia, existia uma diferença entre ele e o coronel Menezes. “O coronel Menezes é o único pré-candidato a Prefeitura de Manaus que tem o DNA do presidente da República. Uma ligação há 40 anos, familiar. Ele é o que se pode dizer na linguagem popular da cozinha do presidente. Isso será muito importante numa futura administração da Prefeitura de Manaus em busca de apoio e recursos para que possa realizar tudo que Manaus precisa”, disse.
Depois do anúncio oficial, já aliviado por ter a sua candidatura confirmada oficialmente, Menezes respondeu às perguntas da imprensa e agradeceu ao presidente estadual a confirmação do seu nome na disputa a prefeito de Manaus.
Aliviado
“Fico muito feliz presidente por essa decisão pelo seu anuncio e grandeza que demonstra o fortalecimento da sua liderança. Como o senhor acabou de falar sou um político independente sem nenhuma amarra com nenhum desses cinco políticos que representam essa oligarquia que domina o nosso Estado há mais de 40 anos e estão ai trabalhando todos eles a sua candidatura”, alfinetou.
Menezes disse que assumia essa responsabilidade de conduzir os colegas vereadores e o Patriotas pra essa vitória que segundo ele é o anseio da população ter um candidato preparado que tenha experiência de gestor público e também na iniciativa privada.
“Fui gestor no Exército, depois de uma instituição financeira, voltei a gestão pública quando o presidente (Bolsonaro) me convidou para superintendente da Suframa eu fui o único amazonense a compor a equipe econômica. Quero dizer a todos que nós sempre vamos falar a verdade e criarmos a esperança que a sociedade manauara precisa. Essa esperança é criada dentro desse contexto, pois não se cria esperanças com pessoas publicas do passado que hoje apresentam solução. O nosso objetivo é fazer a diferença na nossa cidade e contribuirmos de forma significativa”, enfatizou.
Voos mais altos
De acordo com Menezes, o presidente Jair Bolsonaro chegou lhe convidar para voos mais altos na política, mas que ele preferiu emprestar o seu nome a pré-candidato à Prefeitura de Manaus.
“Verifiquei nesse um ano e meio que estava à frente da Suframa que não há lideranças políticas novas. Mudanças políticas técnicas e competentes. Foi por causa disso que alcei esse voo. Quero agradecer a toda população de Manaus o carinho por onde tenho passado por toda a cidade”, disse.
Transporte público
Ao ser questionado sobre o que deverá fazer caso seja eleito prefeito de Manaus, em relação ao transporte coletivo, Menezes explicou suas metas para o segmento.
“Com relação ao transporte público estamos terminando de desenhar o nosso plano de governo que teremos que apresentar agora no dia 12 na nossa convenção. Estamos estudando com muito carinho porque não tem solução fácil para um desafio de tamanha envergadura na capital. Sabemos que nesse momento todos que são pré-candidatos vai solução mirabolante. Mas a população já sabe que essas soluções como outros já apresentaram faixa azul, expresso, nada disso foi concluído. E essa não será a solução num momento em que a economia brasileira está sensível. Estamos preparando pequenas ações com grandes repercussões nessa área”, explicou.
Apoio de Bolsonaro
Em relação ao apoio de Bolsonaro ao deputado federal capitão Alberto Neto (Republicanos) que também afirmou que vai ter o apoio do presidente para a prefeitura de Manaus, Menezes foi enfático.
“Temos que entender a leitura. Se o presidente convida pra ser vice-líder do governo ele tem ele tem que dizer que está retirando a candidatura dele a prefeitura. Não é isso? Se ele disse que aceitou significa que ele sai da corrida eleitoral. Se ele não aceitou, ele continua na corrida eleitoral. Ele (Alberto Neto) é um cara bacana, mas ele é uma contradição de expressão. Porque ele é muito jovem, mas é tutelado pelos financiadores dele: o Omar Aziz e o Silas Câmara. Isso é verdade e eu não tenho porque esconder nada”, concluiu.
Augusto Costa, para o Poder
Foto: Divulgação