fevereiro 6, 2026 13:38

Carlos Almeida Filho entra com ação judicial contra Wilson Lima por cargos na vice-governadoria

O vice-governador do Amazonas, Carlos Almeida Filho (sem partido), entrou com um mandado de segurança contra o governador Wilson Lima (PSC), no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), por conta de cargos retirados pelo chefe do Poder Executivo do Amazonas na vice-governadoria. 

A ação foi ingressada no último dia 4 e distribuída inicialmente ao desembargador que registrou suspeição para atuar nos autos, passado assim para o desembargador Cláudio Roessing. 

Na ação, Carlos Almeida relata que no dia 18 de maio de 2020, não concordando com a postura do governador do Estado, acerca de várias questões vinculadas à administração em si, pediu exoneração do cargo de Chefe da Casa Civil, dedicando a sua agenda de forma exclusiva ao gabinete da vice-governadoria, dando sequência aos projetos de moradia a ações sociais vinculadas à sua pauta maior, a de habitação. 

No entanto, foi surpreendido com a determinação por parte do governador do Estado de que haveria a exoneração de servidores os quais estariam diretamente ligados à vice governadoria. Nesse contexto, Carlos Almeida classificou a postura do governador como “perseguição política”. 

Carlos Almeida diz na ação que Wilson Lima retirou, principal, “cargo de suporte do vice-governador, o de secretário-geral da vice-governadoria, em latente atentado ao exercício da função do cargo de vice-governador”, diz parte do documento. 

Segundo o vice-governador, no dia 6 de agosto do corrente ano, Wilson Lima sancionou decreto de nº 42.606, do qual, em seu artigo 1º, dispõe acerca do remanejamento do cargo de confiança de Secretário-Geral da Vice-Governadoria, para a Casa Civil, sendo publicado no Diário Oficial do Estado de nº 34.306.

“Ou seja, remanejou cargo pertencente à secretaria geral da Vice-Governadoria para a Casa Civil.Não conformado, o então Governador do Estado, prossegue nos seus atos antidemocráticos e ilegais, sancionando o decreto de nº 42.691/2020, no dia 27 de agosto de 2020, do qual remanejou mais cargos da Vice-Governadoria para a Casa Civil”, disse Almeida no documento. 

 

Confira o documento na íntegra aqui 

 

 

 

Henderson Martins, para O Poder

Foto: Secom

Últimas Notícias

Justiça Eleitoral determina saída de mais da metade dos vereadores de Manaquiri após cassação

Seis vereadores do município de Manaquiri que tiveram os mandatos cassados após decisão por fraude à cota de gênero...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!