Cinco pré-candidatos ‘bolsonaristas’ que pleiteiam a cadeira da Prefeitura de Manaus somam, juntos, 15,4% da intenção dos votos do eleitorado manauara, conforme pesquisa eleitoral divulgada nesta segunda-feira, 14, pelo Instituto Pontual. A pesquisa mostra o cenário em que Amazonino Mendes (Podemos) e David Almeida (Avante) devem se enfrentar no segundo turno das eleições municipais.
Os nomes que militam no campo de direta, mas estão divididos são: o deputado federal capitão Alberto Neto (Republicanos), o vereador Chico Preto (DC), o ex-superintendente da Suframa, coronel Alfredo Menezes (Patriota), o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), deputado Josué Neto (PRTB) e o empresário Romero Reis (Novo).
Esses números mostram força da ala da direita, caso haja alguma união de candidaturas e, pode até ser ‘moeda de troca’ para um possível apoio mais externo do presidente Jair Bolsonaro.
Alberto Neto na frente
Na preferência do eleitorado de direita, vem o deputado federal capitão Alberto Neto, que aparece em terceiro lugar na pesquisa, com 6,8% da preferência do eleitorado. O parlamentar saiu na frente entre os demais pretensos candidatos que buscam o apoio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), quando recebeu a garantia do presidente de que poderá ter seu apoio, caso chegue ao segundo turno das eleições municipais.
Alberto Neto que defende uma ideologia de direita e se autodenomina “bolsonarista”, conseguiu, ainda, o cargo de vice-líder do governo Bolsonaro na Câmara Federal. O apoio de Bolsonaro nas eleições desde ano, em especial na capital amazonense, pode representar um crescimento de um dos nomes da direita.
Alberto Neto até chegou a ter uma conversa com o também pré-candidato que milita na mesma ideologia: o coronel Alfredo Menezes, mas, ambos não quiseram perder o protagonismo nas eleições, falaram em apoiar um ao outro, mas sem ser vice em nem recuar das respectivas candidaturas.
Chico vem em chapa ‘puro-sangue’
O segundo colocado entre os candidatos ‘bolsonaristas’ na preferência do eleitorado aparece o vereador Chico Preto, que recebeu 2,6% da lembrança dos entrevistados. Chico vai concorrer às eleições em uma chapa ‘puro-sangue’, com o tenente-coronel Augusto Cézar, o “Pitbull”.
Menezes e Josué empatados
Na terceira colocação entre os ‘bolsonaristas’ que almejam a prefeitura aparecem empatados os pré-candidatos coronel Alfredo Menezes (Patriota) e o deputado estadual Josué Neto (PRTB), ambos com 2,5% das intenções de voto cada.
De um lado, Menezes garante aos quatro ventos que o apoio do Bolsonaro e do vice-presidente, general Hamilton Mourão (PRTB), ainda no primeiro turno das eleições será dele. Já Josué Neto, após uma rodada de reuniões em Brasília, afirma que tem o apoio do vice-presidente, Mourão.
Também de ‘direita’
Em quarto lugar na preferência do eleitorado vem o também ‘bolsonarista’ Romero Reis (Novo), com 1,0%. Em busca do apoio do presidente, o empresário já chegou a ‘trocar farpas’ com o ex-superintendente da Suframa, Alfredo Menezes.
Treta
No final de agosto, Alfredo Menezes e Romero Reis protagonizaram uma discussão nas redes sociais em uma publicação da página ‘Direita Amazonas’, no Facebook, sobre a informação de que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), não iria apoiar nenhum candidato nas eleições municipais deste ano.
Baixa rejeição
A pesquisa do Instituto Pontual mostra que os candidatos ‘bolsonaristas’ têm apresentado uma baixa rejeição por parte do eleitorado.
Romero Reis, por exemplo, tem 0,7%, seguido pelo coronel Menezes que tem 1,5%, Alberto Neto que tem 1,7% de rejeição, Josué Neto que tem 4,0% e Chico Preto que tem 4,6%.
Henderson Martins, para O Poder
Foto: Montagem