Roraima – Cinco dias após ser denunciada no Ministério Público Federal (MPF) e na Polícia Federal (PF) por irregularidades em processo licitatório de quase R$ 9 milhões, a titular da Secretaria de Estado da Educação e Desporto (Seed), Leila Perussolo, cunhada do governador Antonio Denarium (PP), foi exonerada do cargo.
A informação foi divulgada pela Assessoria de Comunicação do Governo do Estado na noite dessa segunda-feira, 16. A partir de agora, a pasta passa a ser comandada pelo professor Raimundo Nonato Carneiro de Mesquita.
Na nota enviada à imprensa, o governo não informa o motivo da mudança repentina do comando da Seed. No entanto, conforme informações de bastidores apuradas pela reportagem, a exoneração ocorreu em virtude das várias polêmicas e denúncia de irregularidades na gestão de Perussolo, o que estaria “manchando” a pré-candidatura à reeleição de Denarium.
Leila estava à frente da Secretaria de Educação deste o início da atual gestão do Estado, sendo uma das primeiras a ser nomeada por Denarium. Ela é irmã da primeira-dama, Simone Denarium. Agora, o governador só mantém uma cunhada no primeiro escalão, a Tânia Soares, que é titular da Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes).
Denúncia
Os mais de três anos e meio de Leila Perussolo como responsável pela Secretaria de Educação foram marcados, principalmente, por várias polêmicas, licitações milionárias e denúncia de irregularidades em contratos.
A denúncia mais recente ocorreu na semana passada em que Leila foi apontada por realizar uma licitação no valor de R$ 8,6 milhões para aquisição de kit de merenda escolar (copo, cumbuca, colher e bandeja) para servir a merenda aos alunos na rede pública estadual.
No entanto, o ganhador da licitação foi uma empresa pertencente a Harley David Costa da Silva, servidor público comissionado do Estado, ocupante do cargo de chefe de seção de controle financeiro.
Anderson Soares, para O Poder
Foto: Divulgação