novembro 5, 2024 12:19

Deputado estadual defende a criação de área para exploração garimpeira em Roraima

Roraima – Desde que assumiu o mandato após cassação de Jalser Renier (DC), o deputado George Melo (DC) deixou claro que é favorável à exploração de minérios no Estado. Nesta terça-feira, 31, ele voltou a defender a legalização de uma área exclusiva para a exploração dos garimpeiros em Roraima.

Na tribuna da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), o parlamentar alertou, ainda, sobre um possível derramamento de sangue entre garimpeiros e a Polícia Federal.

Conforme o parlamentar, há informações de que em junho haverá uma operação da PF em terras indígenas. “Há perigo de um derramamento de sangue no nosso Estado, com pais de família que nem sequer foram ouvidos. Quantos e quantos anos essa categoria dos garimpeiros vem sendo criminalizada neste país, especificamente aqui? O povo de Roraima já viveu momentos difíceis, quando tiraram as pessoas das áreas de fazendas, quando tiraram os arrozeiros demarcando terras indígenas. Agora, eles estão com a ideia de tirar 40 mil garimpeiros e deixar o povo voltar para a economia do contracheque”, disse.

O parlamentar pediu que a Casa Legislativa promova um debate sobre a situação dos garimpeiros e questionou o motivo de o Governo Federal não demarcar uma área própria para que a classe atue na legalidade.

“Nós não podemos ver o povo ficar isolado diante de uma ‘guerra’ tão séria. Vamos viver uma ‘guerra civil’ em Roraima, porque a economia vai parar de funcionar, a violência vai crescer e a gente vê o Governo Federal sem tomar uma decisão. Por que não se retira uma área para que esses garimpeiros trabalhem? Não tem por que não acontecer isso. Não é crime. É ilegal, mas está na Constituição o trabalho do garimpeiro. Por que não há um debate com relação a isso e fazem o que foi feito com os quilombolas, os indígenas e demarquem suas terras?”, questionou Melo.

Ao final do discurso, o deputado chamou a atenção das autoridades nacionais afirmando que, caso haja a suposta operação, não terá dúvidas de que haverá um “derramamento de sangue e a culpa será das autoridades que nada fizeram para resolver o problema da categoria”, frisou.

 

Com informações da Supcom

Foto: Divulgação/ALE-RR

 

Últimas Notícias

Em evento da Chapa 10, advogados apresentam e analisam propostas

Advogados do Amazonas se reuniram, no último domingo, 3, no Clube do Asa, durante evento promovido pela Chapa 10....

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!