novembro 1, 2024 02:19

CPI da Saúde vai tentar ultima ‘cartada’ para aprovar requerimento de prorrogação dos trabalhos por 60 dias

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, deputado delegado Péricles (PSL) vai tentar a última “cartada” para o requerimento que pede a prorrogação dos trabalhos da comissão por mais 60 dias, seja votado na próxima terça-feira, 29.

A comissão aprovou requerimento ontem que solicita à presidência da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) que acione todos os parlamentares para a sessão plenária da terça-feira, quando também será apresentado o relatório final das investigações.

O presidente da Aleam, Josué Neto (PRTB), confirmou nesta sexta-feira, 25, a reportagem do Portal O Poder, que o comunicado solicitando a presença dos deputados na sessão da terça-feira, está sendo distribuído nesse momento no sistema digital da casa.

“Não é um pedido de convocação. É um comunicado que o pedido será apreciado na terça feira e a solicitação da presença dos colegas para apreciar a matéria. O comunicado está sendo distribuído nesse momento pelo sistema digital da Aleam. É o que cabe ao presidente, pautar e informar”, disse.

Apresentação do relatório

Mas, independente da aprovação ou não da prorrogação da CPI da Saúde, o relatório final das investigações será apresentado na terça-feira, afirmou o presidente da comissão, deputado Péricles.

“Apresentaremos o relatório com todas as diligências das investigações e as sugestões de indiciamento que ocorrerá. A sociedade acompanha a CPI é quer que continue os trabalhos. Por isso acredito que ainda podemos prorrogar a CPI”, afirmou.

Péricles afirmou ainda que a solicitação visa garantir quórum (no mínimo 13 deputados) para a devida discussão e votação pelo plenário da prorrogação dos trabalhos da CPI por mais 60 dias.

“Temos enfrentado sucessivas faltas de quórum na casa e isso coloca em xeque a continuidade dos trabalhos da CPI da Saúde. Terça é nosso último dia estipulado pelo prazo e, consequentemente, o prazo máximo para aprovação de sua continuidade”, disse.

Na avaliação de Péricles é necessário que todos estejam presentes para que possam debater e, saber os porquês e a visão de cada um a respeito dessa prorrogação e, acima, de tudo, expor para todos os  motivos para pedir mais 60 dias.

“Motivos esses que nem posso dizer que são nossos, são da população, que necessita urgentemente do fim de atos ilícitos nos bastidores da saúde pública do Amazonas”, concluiu.

 

 

 

 

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

RR: Governo Federal estuda viabilidade de criação de presídio federal para venezuelanos

Depois de reunião com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta quinta-feira, 31, com governadores...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!