A secretária especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME), Daniella Marques, presidiu na manhã desta quinta-feira, 23, a 304ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração da Suframa (CAS), por meio de videoconferência. Durante a reunião, foi avaliada uma pauta com 31 projetos industriais, de serviços e agropecuários, sendo 18 de implantação e 13 de ampliação, atualização ou diversificação.
Os projetos somam investimentos totais de R$ 838 milhões, bem como estimam faturamento adicional de R$ 2,83 bilhões e a geração de 1.392 empregos na área incentivada da Zona Franca de Manaus nos próximos anos.
Durante sua exposição, a secretária Daniella Marques destacou os debates que estão acontecendo em Brasília durante a Semana Brasil – OCDE. De acordo com a gestora, o chefe da missão destacou que o Brasil tem uma posição muito favorável para integrar a OCDE. “Será um marco para o nosso país e para atratividade de investimento, para corrente de comércio global. Isso para todos os produtos, não só do polo da Zona Franca, mas do Brasil como um todo. Estamos muito otimistas com o sucesso que está sendo a missão e com o desenvolvimento dos trabalhos para que a gente seja o país selecionado, através da carta-convite que recebemos”, comemorou.
O titular da Suframa, Algacir Polsin, afirmou que a pauta da 304ª Reunião do CAS é bastante positiva não apenas pela qualidade e diversidade dos projetos apresentados, mas também pelo volume de 31 proposições submetidas à apreciação do conselho, que supera a média de projetos das reuniões do colegiado nos últimos dois anos. “Esses projetos possibilitarão o incremento da produção do PIM e do DAS com investimentos representativos e o adensamento da cadeia produtiva da região em diversos segmentos, além de gerar potencialmente mais de 1.300 novos empregos, o que é muito positivo neste momento de recuperação econômica do País”, afirmou Polsin.
Além da secretária especial, Daniella Marques e do superintendente da Suframa, Algacir Polsin, participaram também os demais conselheiros representantes de órgãos ministeriais, governos estaduais e municipais e entidades de classe, entre outros.
Com informações da assessoria
Foto: Reprodução