O retorno do recesso parlamentar rendeu algumas alfinetadas nas Sessões Plenárias da Câmara Municipal de Manaus (CMM). Nesta segunda-feira, 1º, vários vereadores discursaram sobre os trabalhos realizados ao longo do recesso e ressaltaram que não estavam de férias das atividades parlamentares, apenas do plenário.
Já o vereador Rodrigo Guedes (Republicanos) retomou as críticas feitas ao recesso parlamentar. “Não tenho a menor dúvida de que, assim como eu, vários vereadores estiveram trabalhando em atividades diferentes do Plenário. Eu não garanto sobre ‘todos’. Minha abordagem sobre este tema é, única e exclusivamente, sobre o fato de que cria uma oportunidade que o cidadão não tem. Nenhum cidadão tem essa oportunidade de escolher se trabalha, se descansa ou se dorme até meio-dia. Tudo que cria uma oportunidade para o político que o cidadão não tem, eu serei contra. Por isso, me manifestei tantas vezes contra o recesso parlamentar”, explicou Guedes.
Antes do recesso, na última Sessão Ordinária do primeiro semestre, a crítica de Rodrigo Guedes ao recesso parlamentar de 15 dias rendeu uma série de alfinetadas e respostas de parlamentares que enfatizaram que iriam trabalhar mais ativamente nas ruas e que não era um período de ‘folga’.
Um deles foi Sassá da Construção Civil (PT). No retorno das atividades, o parlamentar adotou um discurso mais reativo e fez uma prestação de contas com fotos das atividades realizadas durante o recesso parlamentar.
“As pessoas acham que muitos aqui estavam brincando, mas não estavam. Quero mostrar agora o que se diz que é ‘recesso’, mas para mim não é”, disse ao mostrar as fotos. “Isso aqui é meu recesso. As minhas férias são assim. Esse é o Caribe, os Estados Unidos e o Japão do Sassá”, ironizou o parlamentar.
O petista ressaltou que cada vereador faz seu trabalho e que estava orgulhoso de seu desenvolvimento no recesso. “Queria que tivesse mais recesso para eu trabalhar mais porque, aqui, só falamos. Agora, aqueles que só tem redes sociais para estarem falando mal de colegas, problema é dele. Não falo mal de colega meu porque tenho caráter, objetivo e sou um homem criado com família. O cara que quer respeito não fala mal de colegas”, criticou Sassá.
O recesso parlamentar dos vereadores é definido na Emenda à Loman nº 101, de 21 de dezembro de 2020, no Artigo 37 da Lei. No artigo estabelece que as datas das Sessões são realizadas do dia 6 de fevereiro a 15 de julho e de 1º de agosto a 20 de dezembro.
Priscila Rosas, para Portal O Poder
Foto: Robervaldo Rocha/CMM