O partido neonazista Aurora Dourada foi declarado hoje uma “organização criminosa”, e seus líderes podem ser condenados a penas severas, em um dos julgamentos mais importantes na história política da Grécia.
A sentença foi recebida com aplausos na sala de audiência e comemorada pelas 15.000 pessoas reunidas diante do Palácio de Justiça, em Atenas. Também foram registrados confrontos entre manifestantes e policiais.
A juíza Maria Lepenioti, que presidiu o processo, que durou mais de cinco anos, declarou que o fundador e líder do Aurora Dourada, Nikos Michaloliakos, e outros membros importantes do grupo são culpados de “comandar uma organização criminosa”.
Entre os condenados, estão o eurodeputado independente Yiannis Lagos, que abandonou o partido no ano passado, o ex-porta-voz Ilias Kassidiaris e vários integrantes da direção do partido, eleitos para o Parlamento em 2012 durante o auge do Aurora Dourada.
Nenhum deles estava presente no tribunal. A corte não anunciou as penas, mas Michaloliakos e os outros condenados podem receber sentenças de entre cinco e 15 anos de prisão.
Conteúdo e foto: AFP