Conforme dados do portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Amazonas tem 654 pedidos de registro de candidaturas, sendo 38 inaptas ao pleito. O prazo para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) analisar os dados termina nesta segunda-feira, 12.
Do total de candidatos inaptos para a disputa eleitoral, dois tiveram o registro cancelado e 11 renunciaram, como o caso de Vera Castelo Branco, que era vice de Henrique Oliveira (Podemos), e do filho do postulante ao governo do Amazonas, Henrique Filho, que concorria ao cargo de deputado federal.
Já 25 candidatos tiveram o registro indeferido. Um exemplo é Aldemara Kimura, que era segunda suplente do candidato ao Senado e ex-prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB). Ela foi substituída pelo Dr Paulo Cezar (PSDB). No total, 18 candidatos a deputado estadual tiveram sua candidatura indeferida e seis candidatos a deputado federal enfrentam a mesma situação.
Aptos
Ainda conforme os dados disponibilizados pela Justiça Eleitoral, 556 candidatos estão aptos a concorrer às Eleições de 2022. Desse total, 543 tiveram o registro de candidatura deferido pelo TRE-AM.
São 13 registros de candidaturas indeferidos com recurso, ou seja, quando foi julgada não regular e a decisão aguarda julgamento de instância superior. Entre esses casos, estão os dois suplentes de Coronel Menezes (PL), Fred Melo (PL) e Natalino Masiero (PL). Além deles, os ex-vereadores Professor Bibiano (PDT), que concorre a deputado estadual, e Coronel Gilvandro (PSD), que concorre a deputado federal, esperam a decisão em instância superior.
Segundo os dados do TSE, 60 candidaturas ainda aguardam a decisão da Justiça Eleitoral.
Priscila Rosas, para Portal O Poder
Foto: Thiago Fernandes/Agência Câmara