novembro 19, 2024 23:20

Lula reúne oito ex-presidenciáveis para declaração de apoio

De olho na demonstração de força para tentar fechar a eleição contra Jair Bolsonaro (PL) no primeiro turno, o ex-presidente Lula (PT) reuniu, nesta segunda-feira, 19, oito ex-presidenciáveis em um encontro em Sâo Paulo. Entre ex-ministros, aliados de longa data e até antigos opositores, a reunião teve partidos que integram outras chapas presidenciais, como União Brasil e Cidadania.

Com o apoio da ex-ministra Marina Silva (Rede), na última semana, o líder petista reuniu até então o apoio de seis dos 13 presidenciáveis de 2018. Todos estavam presentes no evento desta segunda, além de dois outros candidatos de outros anos. Lula recebeu o apoio de Guilherme Boulos (PSOL), Luciana Genro (PSOL), Cristovam Buarque (Cidadania), Marina Silva, Geraldo Alckmin (PSB), Fernando Haddad (PT), Henrique Meirelles (União Brasil) e João Goulart Filho (PCdoB).

Frente Ampla

O encontro reforçou o discurso eleitoral de Lula de que forma uma “frente ampla pela democracia”. Desde o início do ano, o PT tem tentado formar uma imagem de união suprapartidária em torno do petista, tentando diminuir a rejeição ao partido. Inclusive, é frequente ver membros da campanha fazendo relações com o movimento de redemocratização Diretas Já, dos anos 1980, o qual tonificou durante o evento.

Candidato em cinco outras eleições (1989, 94, 98, 2002 e 06), o próprio Lula tem feito referências frequentes aos pleitos passados, falando que antes “havia opositores e não inimigos”. Com nomes ligados à centro-direita como Alckmin e Meirelles, à esquerda, como Boulos e Luciana, os presentes justificaram, quase em um tom de pedido de desculpas, que renunciaram às diferenças, em prol de uma pacificação do País.

“O que vocês estão fazendo com o gesto de hoje é assumindo um compromisso, mas não é um compromisso com o Lula, é um compromisso que esse país vai voltar a viver democraticamente. As pessoas vão voltar a conviver democraticamente nesse país. Não é o presidente da República e sua assessoria que dizem o que é bom para a sociedade”, declarou Lula na ocasião.

 

 

Com informações do UOL

Foto: Reprodução

Últimas Notícias

Jean Cleuter é reeleito presidente da OAB Amazonas

O atual presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Amazonas (OAB-AM), Jean Cleuter Mendonça, e a vice,...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!