Roraima – Sem conseguir se reeleger no pleito deste ano, a deputada federal por Roraima, Joenia Wapichana (Rede), fez um longo desabafo nas redes sociais. No post, ela destaca que não se arrepende das decisões tomadas e que fez uma campanha limpa, sem compra de votos.
“Agradeço pelos votos limpos e dignos que recebi, resultado da nossa atuação nesses quatro anos de mandato. Não precisei comprar nenhum voto e nem me alinhar a corrupção e ao monopólio político do Estado”, escreveu a deputada.
Joenia faz referência ao grupo político do governador reeleito de Roraima, Antonio Denarium (PP), alvo constante de denúncias e polêmicas. Durante a campanha, a deputada não fez parte da base governista.
Assim como fez nas eleições de 2018, a parlamentar teve como principal bandeira a luta pelos direitos dos povos indígenas. Apesar de não ter êxito na reeleição, ela escreveu que está convicta de que tomou as decisões corretas.
“Sigo de cabeça erguida, consciência tranquila e coração forte, por ter feito a escolha certa de permanecer na Rede Sustentabilidade e construir uma política transparente, comprometida com o bem viver coletivo dos povos indígenas e de toda população roraimense”, acrescentou.
Bem votada, mas sem mandato
Durante a apuração dos votos, a deputada esteve boa parte do tempo à frente dos adversários com a maior quantidade de votos. Porém, ao final da contagem e o cálculo do Quociente partidário (QP), que leva em consideração o número de votos válidos do partido ou coligação, a deputada ficou de fora.
Joenia recebeu 11.221 votos, quase 3 mil a mais do que o último candidato eleito, Pastor Diniz (UB), que teve 8.243 votos.
Da Redação O Poder
Foto: Divulgação