novembro 19, 2024 09:27

Em Roraima, principais seguidores do Bolsonarismo silenciam após vitória de Lula

Roraima – Os três principais seguidores do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), em Roraima silenciaram após Luiz Inácio Lula da Silva (PT) derrotar Jair nas urnas nesse domingo, 30.

Eleito na onda Bolsonarista, o governador Antonio Denarium e os aliados Hiran Gonçalves, deputado federal, e o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), Soldado Sampaio, não escreveram quaisquer manifestações em apoio ao novo presidente eleito.

Antes do resultado das urnas, que apontou Luiz Inácio Lula da Silva (PT) eleito pela terceira vez como presidente do Brasil, com 60.345.999 votos (50.90%), os três parlamentares ‘bolsonaristas’ de Roraima manifestaram apoio ao atual presidente da República, que obteve 58.206.356 votos (49,10%).

O governador Denarium, por exemplo, após votar pela manhã no município de Iracema, Sul do Estado, acompanhado da primeira-dama, publicou nas redes sociais mensagem em apoio a Bolsonaro.

“Estamos com o nosso capitão! Trabalhamos muito durante o segundo turno e agora vamos ficar na torcida pela reeleição do nosso presidente Bolsonaro”, escreveu o governador.

Denarium foi um dos vários governadores eleitos em 2018 na chamada ‘onda Bolsonarista’. No pleito de 2022, ele usou a mesma estratégia para se reeleger. Roraima é um dos estados em que o presidente teve a maior porcentagem de votos recebidos. No primeiro turno foram 69,57%, e no segundo aumentou para 76,08%.

Outro ‘bolsonarista’ declarado e que ficou calado após derrota do atual presidente é o deputado federal e presidente estadual do Progressistas, Hiran Conçalves. O parlamentar sempre fez questão de levantar bandeira e demonstrar que é aliado de Bolsonaro.

Em foto publicada após votar neste domingo, 30, Hiran, assim como o governador de Roraima, também desejou boa sorte ao presidente. “Dia de exercer minha cidadania com muita alegria e a certeza que estamos no caminho certo. É Jair Messias Bolsonaro para o bem de Roraima e do Brasil”, disse na rede social.

Igualmente aos outros dois parlamentares citados anteriormente, o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, Soldado Sampaio (Republicanos), também permaneceu em silêncio em relação ao resultado das urnas desse domingo, 30.

Os três parlamentares ‘bolsonaristas’ de Roraima tiveram o mesmo posicionamento e postura do presidente Jair Bolsonaro, que é de manter o silêncio sobre a votação. Após a derrota, o chefe de Estado não fez, sequer, o discurso de agradecimento pelos votos recebidos.

Discursos

Ao contrário do que fez Bolsonaro e os parlamentares de Roraima que o apoiam citados na reportagem, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), aliado do presidente, fez um pronunciamento logo após Lula ser declarado oficialmente como o novo presidente do país.

No discurso, Lira disse que o novo governo deve procurar unir a sociedade brasileira e não pode pensar em ‘revanchismos’. Ele também parabenizou o petista pela eleição.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, também fez um discurso após o resultado das eleições. Ele destacou, dentre vários assuntos, que não vislumbra risco de contestação da vitória do petista pelo atual mandatário e que Lula será diplomado presidente no dia 1º de janeiro de 2023.

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, também fez uso da palavra poucos minutos após resultado do pleito. Em discurso, elogiou a escolha do povo livre, por meio de um sistema seguro e auditavel, atestando superioridade da ordem constitucional.

 

 

Da Redação

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

OAB-AM elege novo presidente nesta terça-feira

As eleições para presidência da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Amazonas acontecem nesta terça-feira, 19, de 9h...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!