Com o fim de fevereiro marcando o término do primeiro bimestre do governo Lula (PT), poucos cargos federais no Amazonas foram definidos. A expectativa é que depois do feriadão de carnaval o processo saia da ‘marcha lenta’ e novos nomes sejam anunciados.
O fenômeno também acontece tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado Federal, pois a escolha de membros titulares dos grupos técnicos (GT) e das comissões ainda não foi finalizada. Com as novas definições, será possível alinhar expectativas e planos de ação com o Governo Federal por parte da bancada amazonense, responsável por reivindicar esse espaço.
Um dos exemplos é a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). Apesar de ter ganhado um Superintendente Interino, a definição de um titular ainda é aguardada.
O impasse se repete na própria bancada amazonense que não definiu seu líder nesta Legislatura. O senador Omar Aziz (PSD) cogita sair do cargo, porém a reunião foi adiada.
Outro nome que aguarda a indicação da bancada é o novo titular do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Amazonas (Dnit-AM).
Todos os nomes dos mais de 50 cargos vagos deverão passar pelo crivo da bancada amazonense em conjunto com o Governo Federal para depois serem nomeados pelo presidente.
Priscila Rosas, para Portal O Poder
Foto: Marcus Reis