Roraima – Em entrevista concedida ao Valor Econômico nessa terça-feira, 28, o deputado federal Alberto Fraga (PL-DF) chamou de “canalha” o deputado e presidente estadual do União Brasil, Antonio Nicoletti.
Fraga disse, ainda, que Nicoletti está “tumultuando”. Os ataques ao deputado Nicoletti ocorreram em razão do presidente estadual do UB tentar entrar na disputa pela coordenação da “bancada da bala”, grupo que faz oposição ao presidente Lula (PT).
“Houve uma intenção canalha desse deputado, Nicoletti, em querer criar uma frente que já existia, que é desde 2005”, diz Fraga. “Ele entrou para tumultuar, não quis conversa. Agora, são dois PRF na Câmara, mas são 18 PMs e 15 delegados, que estão conosco. Quem vai precisar de quem depois nas votações?”, questiona o deputado.
O presidente da “bancada da bala” até janeiro era o deputado Capitão Augusto (PL-SP). Ele protocolou requerimento para recriar a frente no dia 7 de fevereiro, mas sem apresentar as assinaturas necessárias. Argumentou que o estatuto do grupo garante sua manutenção de uma legislatura para outra se mais de 10% de seus integrantes foram reeleitos. Caso a recriação fosse indeferida, ele pediu que Lira estabeleça prazo para obter o apoio que falta.
Foi uma tentativa de antecipar o movimento do deputado Nicoletti, que coletava assinaturas desde novembro para substituir Augusto. Em reuniões reservadas, segundo relatos, Nicoletti reclamava que o então presidente só dava atenção as demandas da própria corporação, a Polícia Militar, e deixava de lado as demais.
Nicoletti ignorou as tentativas de acordo e protocolou o pedido de criação da frente no dia 16, mas o documento foi rejeitado porque só tinha o apoio de 196 dos 198 parlamentares necessários. Ele obteve, no mesmo dia, a adesão de mais dois senadores, mas quatro deputados apresentaram pedidos para deixar a bancada: delegada Adriana Accorsi (PT-GO),
Com informações do Valor Econômico
Foto: Divulgação