Nesta quinta-feira, 02, a empresa que faz o transporte de passageiros até o quilômetro 49 da AM-010 foi denunciada pela vereadora Katwyssya Martinelli (Republicanos) de Rio Preto da Eva (a 79 quilômetros de Manaus) por causa das condições precárias dos veículos que fazem o serviço. A informação foi divulgada no Instagram pelo perfil “Gossip Rio Preto”.
A empresa ganhou uma licitação da Prefeitura administrada por Anderson Sousa (União Brasil). Porém, foi relatado diversas denúncias sobre falta de manutenção, estado precário dos pneus e pane mecânicas.
“Quero chamar atenção da empresa Itapuã. Meu amigo, se você não tem condições de fazer manutenção nos ônibus que transporta a população, não participe (das licitações). A passagem é R$ 5. Várias pessoas participam da licitação, mas a que ganha é a que não tem compromisso com a população”, disse a parlamentar.
Katwyssya Martinelli também falou que uma das preocupações dos usuários deste transporte é que o pneu estoure na estrada e cause um acidente ou atrasos. É comum que os moradores de outros municípios da Região Metropolitana venham a Manaus a trabalho, estudo ou por motivos médicos.
Ao final da sessão da Casa Legislativa, um representante da empresa coagiu a parlamentar. De acordo com o vídeo nas redes sociais, ele cobra dela a manutenção dos ônibus e é rebatido pela parlamentar.
“Se você é um empresário da empresa, eu é que tenho que te falar qual manutenção do teu caminhão? Isso não existe. É você que tem fazer”, rebate a vereadora que fez um Boletim de Ocorrência (BO) por causa da situação.
Não falta dinheiro na gestão de Anderson Sousa. Em outubro, próximo do fim do ano escolar, o gestor municipal assinou um contrato de R$ 5,1 milhões para transporte escolar no município. Entre as empresas, está a “Itapuã Soluções em Transportes Eireli”, alvo da denúncia da vereadora.
Veja vídeo:
Priscila Rosas, para Portal O Poder
Ilustração: Neto Ribeiro/Portal O Poder