O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) reprovou as contas do vereador Gilmar Nascimento (União Brasil) e aplicou uma multa ao parlamentar da Câmara Municipal de Manaus (CMM). A Prestação de Contas Eleitorais nº 0602489-72.2022.6.04.0000 foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do órgão eleitoral desta sexta-feira, 17, cuja edição já está disponível no site.
A relatora do processo é a desembargadora Carla dos Santos Reis. A prestação é referente à campanha de 2022, quando Nascimento foi candidato a deputado estadual. O parlamentar teve 4.527 votos e é suplente de uma das cadeiras do partido na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
De acordo com o TRE-AM, Gilmar Nascimento não atendeu ao chamado da Justiça Eleitoral para a manifestação, a juntada de documento foi a destempo e não houve declaração nem extratos bancários do período da campanha anexados ao processo. Portanto, o órgão considerou que o vereador cometeu uma irregularidade grave.
Os membros do Tribunal, por unanimidade, desaprovaram as contas de Gilmar Nascimento e estipularam uma multa no valor de R$ 12.682,10 para o parlamentar pagar em cinco dias após o trânsito em julgado.
Veja:
Priscila Rosas, para Portal O Poder
Ilustração: Neto Ribeiro/Portal O Poder