outubro 6, 2024 00:33

Processo de instalação de CPI para investigar Roraima Energia avança na Câmara de Boa Vista

Boa Vista/RR – Após caos na capital Boa Vista no dia 15 deste mês provocado por um ‘apagão’, a concessionária Roraima Energia pode ser alvo de uma investigação da Câmara Municipal. Isso porque o vereador Ilderson Pereira (sem partido) conseguiu assinaturas suficientes para a instalação da Comissão Paralmentar de Inquérito (CPI) da Energia.

Ao O Poder nesta quarta-feira, 26, o parlamentar afirmou que o mínimo são oito assinaturas e ele já conseguiu muito mais que isso. “Já temos assinaturas. Só falta anunciar o dia que começa”, disse.

Já o presidente da CMBV, Genilson Costa (SD), afirmou que o vereador deve protocolar o pedido na Presidência e ele dará sequência ao rito para a instalação da Comissão.

Relembre o caso 

Boa Vista ficou mais de cinco horas sem energia no sábado, dia 15, devido ao desligamento geral do parque termoelétrico que atende o sistema. Com o apagão, a população sofreu também com falta de internet e até o forcimento de água foi comprometido.

Em alguns bairros, o fornecimento começou a ser restabelecido por volta das 21h30 do sábado, mas em diversos outros a energia elétrica só foi normalizada a partir das 4h deste domingo.

Indignação 

Diante do caos causado pelo incidente, no dia 18 deste mês, durante sessão ordinária, o Ilderson Pereira comçou a defender a a criação da CPI para investigar a concessionária de energia.

“Somente por meio de uma CPI vamos saber o motivo de estarmos sendo lesados. O tipo de energia produzida aqui em Roraima é a mais poluente que existe. São gastos mais de 1 milhão de litros de diesel por dia, gastando cerca de R$ 5 milhões por dia. A nossa sorte é que essa conta é dividida por rateio com todo o Brasil. Se o restante do país souber disso, nós estamos lascados”, disse durante a sessão.

O vereador disse, ainda, que é necessário tomar uma medida mais drástica por meio da CPI ou a população vai continuar refém deste problema. “Essa casa legislativa tem prerrogativa para abrir uma CPI contra essa empresa, pois ela está nos ofendendo com essa prestação de serviço. Nós ficamos refém dessa situação e ninguém faz nada relacionado a cobrar da nossa bancada federal”.

Citada

O Poder tenta contato com a empresa Roraima Energia para pedir posicionamento sobre a movimentação do vereador para a instalação da CPI contra à concessionária.

Foto: Divulgação 

Últimas Notícias

Patrícia Lopes realiza mega carreata em Presidente Figueiredo

A candidata à reeleição da prefeitura de Presidente Figueiredo (a 107 quilômetros de Manaus), Patrícia Lopes (União Brasil), realizou...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!