outubro 31, 2024 22:37

Prefeitos em último mandato vislumbram vaga na Aleam em 2026

Dos 30 prefeitos do Amazonas que em 2024 não vão poder concorrer à reeleição, pelo menos sete deles vislumbram uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) futuramente. O prefeito de Parintins, Bi Garcia (União Brasil), ‘dispensa’ a briga pela vaga e diz querer ‘algo maior’.

Nesta segunda-feira, 10, o Portal O Poder, divulgou a relação dos municípios onde pode haver candidatos à reeleição para os cargos de prefeito. São 32 cidades do interior do estado que podem repetir os resultados da eleição de 2020 e optar pela manutenção dos seus gestores municipais.

Em contrapartida, há quem esteja finalizando ciclos à frente da administração municipal e já esteja pensando em 2026, quando acontece novas Eleições Gerais, vislumbrando vaga no Legislativo.

No Amazonas, pelo menos sete prefeitos têm essa perspectiva em relação ao futuro político: David Bemerguy, de Benjamin Constant; Andresson Cavalcante, de Autazes; Eraldo CB, de Boa Vista do Ramos; Junior Leite, de Maués; Anderson Souza, de Rio Preto da Eva; Curubão, de São Gabriel da Cachoeira; e Sabugo, de Urucurituba.

Com exceção de Eraldo CB, que em 2010 foi suplente em uma das vagas da Aleam, todos os outros mencionados acima nunca concorreram ao cargo de deputado estadual.

Segundo alguns analistas políticos, Junior Leite é o que mais tem chances a conquistar a vaga na Casa Legislativa em 2026. Eles destacam que o prefeito de Maués tem sido bem avaliado em suas gestões e, ainda, conta com a força familiar, tendo em vista que o tio, o deputado federal Sidney Leite, tem vasta experiência.

Voo mais alto

Bi Garcia novamente é ventilado como um potencial nome a compor chapa para disputar cargo majoritário em 2026.

Embora esteja focado na administração municipal da quarta cidade mais populosa do estado, onde finalizará o quarto mandado como prefeito, Bi Garcia confirmou que tem recebido convites para compor chapas ao Governo, mas optou por não citar nomes de quem tem lhe procurado.

“Não estou pensando em Legislativo, não, mas em algo majoritário. Vou ter um ano e meio aí para me dedicar ao meu futuro na área política. Tenho conversado com várias lideranças políticas do estado do Amazonas”, disse Bi.

Sobre seu substituto na cadeira da Prefeitura de Parintins, Bi disse que está preparando uma pessoa do seu grupo para a disputa, mas que divulgará o nome mais para frente.

“Meu grupo é formado por pessoas que moram em Parintins e estão atuando e trabalhando para melhorar a vida dos parintinenses”, limitou-se a responder.

 

Da Redação O Poder

Ilustração: Neto Ribeiro, Portal O Poder

Últimas Notícias

RR: Governo Federal estuda viabilidade de criação de presídio federal para venezuelanos

Depois de reunião com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta quinta-feira, 31, com governadores...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!