Para um candidato, cada voto importa uma das ‘armas’ que a equipe de um político tem é o quantitativo de eleitores por zona eleitoral, disponibilizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). Os números podem direcionar a forma como cada candidato trabalhará sua abordagem para alcançar o maior número de pessoas.
O eleitorado do Amazonas está distribuído em 13 zonas eleitorais, que é uma região geograficamente delimitada, dentro de um estado, gerenciada por um cartório eleitoral, que centraliza e coordena os eleitores ali domiciliados. A zona abrange os locais de votação e as seções eleitorais.
É como se cada zona eleitoral fosse uma cidade diferente dentro de uma mesma capital. Tanto que cada zona tem um juiz, um promotor e o chefe do cartório eleitoral. Neste link, o TRE-AM disponibiliza todos os dados, por zona.
Manaus, maior colégio eleitoral do Estado, reúne 53,5% do eleitorado, totalizando1.415.957 eleitores.
Na capital, a maior zona eleitoral é a 62ª e, a menor, a 31ª.
A 62ª zona eleitoral é formada por eleitores dos bairros da Paz, Lago Azul, Planalto, Redenção, Santa Etelvina, Tarumã, Tarumã-Açu e Zona Rural (o que inclui as comunidades do Rio Tarumã), podendo contabilizar até 133.418 votos.
Com 80. 929 eleitores, a menor zona é a 31ª, que abrange os bairros Betânia, Colônia Oliveira Machado, Crespo, Educandos, Morro da Liberdade, Mauazinho, Santa Luzia e Vila Buriti.
Da Redação O Poder
Ilustração: Neto Ribeiro, Portal O Poder