O presidente americano, Donald Trump, anunciou na noite desta quarta-feira,11, que vai suspender todos os voos da Europa para os Estados Unidos por 30 dias, em razão da pandemia do novo coronavírus.
A única exceção, por enquanto, são os voos do Reino Unido para o país. A medida passa a valer a partir da 0h de sexta-feira. Os Estados Unidos já têm mil casos confirmados da Covid-19, com 31 mortes.
“Para evitar que ingressem novos casos no nosso país, suspendo todas as viagens da Europa aos Estados Unidos durante os próximos 30 dias”, afirmou Donald Trump.
Em pronunciamento, Trump informou que irá instruir a Administração de Pequenos Negócios (SBA, na sigla em inglês) — agência federal de suporte a empreendedores e pequenas empresas — a fornecer “capital e liquidez a empresas afetadas”, que receberá fundos adicionais de US$ 50 bilhões. A medida terá efeito imediato.
Esforço Imediato
O presidente, que está buscando a reeleição nas eleições de novembro, anunciou a medida em um discurso sombrio no Salão Oval, na Casa Branca, enquanto luta para enfrentar o choque econômico e de saúde, assim como responder às críticas de que minimizou a crescente ameaça da crise do coronavírus.
“Estamos reunindo todo o poder do governo federal e do setor privado para proteger o povo americano (…),este é o esforço mais agressivo e abrangente para lidar com um vírus estrangeiro na história moderna.”
Trump afirmou que tomaria medidas de emergência para fornecer ajuda financeira aos trabalhadores doentes, isolados ou que cuidam de outros devido à doença, após um novo dia de queda do mercado.
Além disso, anunciou que estava instruindo o Departamento do Tesouro a adiar pagamentos de impostos sem juros ou multas para algumas empresas e indivíduos afetados.
O presidente cancelou eventos planejados para esta semana no Colorado e em Nevada “com muita cautela com o surto de coronavírus”, disse a porta-voz da Casa Branca Stephanie Grisham em comunicado.
Conteúdo O Globo
Foto: DOUG MILLS / AFP