Wilson Lima acaba com mistério e anuncia que fica no Governo do Amazonas até fim do mandato

O governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), anunciou na tarde desta segunda-feira, 2, que fica até o final do mandato. A declaração foi feita em meio a especulações sobre uma possível candidatura ao Senado nas eleições.

“Hoje eu tomo uma decisão, que é importante, que não tem a ver com coragem, ela tem a ver com responsabilidade, com continuidade. E eu decido continuar a obra que foi iniciada neste governo. Ficarei até o final do meu mandato, até o dia 5 de janeiro de 2027”, disse o governador. “Ocupar a cadeira de governador não é um propósito ou um projeto pessoal, é um projeto de Estado. A cadeira de governador não é espaço para vaidade ou ego, é responsabilidade”, afirmou.

O evento contou com a presença do vice-governador, Tadeu de Souza, com o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (UB), deputados estaduais, vereadores, prefeitos do interior e outros políticos da região que compõem a base governamental. O anúncio reuniu 38 prefeitos, 6 vice-prefeitos, 27 ex-prefeitos, 17 vereadores, 20 deputados, 7 lideranças do interior, além de secretários estaduais, integrantes da executiva do União Brasil e representantes de partidos aliados.

O governador explicou que a decisão de permanecer até o final do mandato foi fruto de conversas com sua família, equipe política e deputados estaduais e federais, além do compromisso com a população. “Eu não dependo de cargos para continuar ajudando e contribuindo. A decisão é sobre responsabilidade e continuidade de uma obra que começou em 2019, especialmente na saúde e na infraestrutura do Estado”, afirmou.

Com a decisão, Wilson Lima projeta um mandato de continuidade, com foco na execução de obras e programas iniciados e no fortalecimento das parcerias com municípios e parlamentares. “Meu acordo é com o povo do Amazonas, e esse compromisso será honrado até o último dia do meu mandato”, afirmou.

Ele ainda ressaltou que março será um mês de diálogo político e ajustes necessários, para assegurar que os projetos iniciados tenham a devida conclusão e que o União Brasil se mantenha como referência política e administrativa no Estado.

De forma resumida, Wilson Lima destacou que desde 2019 tem promovido transformações significativas para o Amazonas, especialmente na área da saúde, reduzindo o tempo de espera para cirurgias de urgência e ampliando transplantes de rim e fígado. “Antes, um paciente com fratura exposta esperava em média 30 a 40 dias para ser operado. Hoje, esse atendimento ocorre em cerca de cinco horas, um avanço inédito no Amazonas”, exemplificou.

Além da saúde, o governador também abordou avanços em infraestrutura, habitação e fortalecimento das prefeituras, citando a repactuação de recursos do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas (FTI), no valor de R$ 160 milhões para 2026, destinados à ampliação das estruturas de saúde nos municípios.

Sobre a estratégia eleitoral, o governador destacou que o União Brasil, em federação com o PP, está alinhado com a condução das chapas estaduais e federais, e que negociações sobre o Senado estão em curso junto à direção nacional. “Estamos conversando com todos os deputados e com a direção nacional para entender os encaminhamentos, sempre priorizando a transformação e continuidade do trabalho iniciado”, disse.

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade destacou ainda que a permanência do governador é fundamental para garantir estabilidade política e administrativa, permitindo que os projetos e investimentos em andamento sejam concluídos com planejamento e continuidade. “Uma decisão tomada com responsabilidade e, acima de tudo, pensando no povo do Amazonas e que conta com o meu apoio incondicional. Seguimos firmes, trabalhando pelo Amazonas e pela nossa gente”.

Priscila Rosas, para Portal O Poder

Foto: Reprodução

Últimas Notícias

Sérgio Kruke reage contra nota de Maria do Carmo, expondo racha no PL

Após publicação de nota por meio das redes sociais, Maria do Carmo Seffair (PL), pré-candidata ao governo do Amazonas...

Mais artigos como este