setembro 7, 2024 21:16

Deputado cobra presença de secretário da Saúde na Aleam para explicar ações sobre o coronavírus

O secretário de Estado de Saúde do Amazonas, (Susam), Rodrigo Tobias, vai ter que explicar na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) quais as ações concretas adotadas pelo governo do Estado para combater a pandemia do coronavírus (Covid 19) em Manaus e nos municípios do interior. O convite foi feito pelo deputado estadual Wilker Barreto (Podemos), que disse nesta terça-feira, 17, que o Amazonas não está preparado e nem tem UTIs suficientes para atender a demanda de pessoas que podem vir a ser infectadas pelo vírus.

De acordo com Wilker, o Comitê de Crise do governo do Estado tem que ir a Assembleia Legislativa explicar as  medidas adotadas. O parlamentar relembrou que até a crise do coronavírus assolar o Brasil, a saúde do Amazonas já estava em colapso e já não havia UTIs para as pessoas do interior.

“É notório que o coronavírus precisa de UTI para os idosos por causa da ventilação mecânica. Eu quero estar equivocado, mas se o ritmo de avanço da doença no Brasil for igual da Europa é uma questão de tempo o confinamento. A sociedade precisa de respostas. Quero fazer um apelo à mesa diretora que o secretário de Saúde (Rodrigo Tobias) possa vir a essa casa, se possível hoje, para que possa explicar as medidas do governo para capital e interior para enfrentamento dessa pandemia”, cobrou Barreto.

Na avaliação de Wilker, as medidas adotadas pelo Parlamento de colocar álcool gel nos corredores, evitar que funcionários acima dos 60 anos do grupo de risco compareçam ao trabalho e a redução de pessoas no plenário e a suspensão por 20 dias das audiências púbicas e sessões especiais, ainda são insuficientes para prevenir o avanço do Covid-19.

Ele acrescentou, ainda, que mesmo com as medidas adotadas pela presidência da Assembleia, nem os deputados nem os servidores estão em segurança, o que poderá ser um vetor de disseminação do vírus entre as famílias. “O álcool gel é suficiente? Ninguém está conversando a dois metros de distância, estamos sem máscara aqui dentro. Acredito que a casa do povo pode funcionar, mas com medidas mais enérgicas do que o álcool em gel que são insuficientes”, concluiu.

O deputado cobrou ainda uma ação mais concreta do governo em relação à pandemia. “O orçamento do governo do Estado, hoje, tem R$ 100 milhões para a Cultura, vamos remanejar R$ 50 milhões para a instalação de UTIs. Não esqueçamos dos cardiopatas, das pessoas que estão em tratamento com câncer ou estão com o organismo debilitado em função de uma cirurgia. O estado é grave”, ressaltou o deputado.

O Poder procurou a Secretaria de Estado da Saúde (Susam) para saber se o Estado está preparado, fisicamente, para atender a um eventual surto da doença no Amazonas e, durante coletiva online do secretário de Saúde, Rodrigo Tobias, na tarde desta terça, ele informou que, sim. Segundo ele, o Hospital Delphina Aziz tem 50 leitos somente para estes eventuais casos e, todas as unidades de saúde estão capacitadas.

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Aleam

 

 

Últimas Notícias

Com mais de 30 dias de registro, Wanderlan ainda aguarda julgamento

Com mais de 30 dias de registro, o candidato a prefeito de Autazes, Wanderlan Sampaio, ainda aguarda julgamento pelo...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!