Prevendo uma queda de cerca de 20% na arrecadação estadual a partir de abril, por conta do efeito coronavírus, o governo do Amazonas prepara um pacote econômico emergencial a ser enviado na segunda-feira, 23, à Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) para ser votado pelos deputados estaduais.
Em entrevista coletiva online nas redes sociais nesta sexta, 20, o governador Wilson Lima (PSC) chegou a falar deste pacote, mas deu detalhes. O secretário da Fazenda, Alex Del Giglio, disse ao O Poder que estas medidas estão sendo elaboradas e serão anunciadas pelo governador na segunda. Ele acrescentou que por causa crise do coronavírus todos os governadores do país estão solicitando recursos do governo federal.
“Estamos elaborando as medidas e é evidente que elas têm a ver com a crise do coronavírus. Todos os governadores em conjunto fizeram a solicitação de recursos”, acrescentou.
Sobre a perspectiva de queda na arrecadação tributária a partir de abril, o secretário confirmou a possibilidade. “No mínimo 20%, mas todos os dias têm modificação dos números, pois as variáveis estão muito dinâmicas”, alertou o secretário.
A reportagem procurou o presidente da Aleam, Josué Neto (sem partido), disse nesta sexta que, tão logo a matéria chegar ao Legislativo, ela será deliberada e votada no modo virtual, por meio de um mecanismo dentro do Portal da Transparência da casa. A expectativa é que o sistema de informática para facilitar as votações online da Assembleia fique pronto neste sábado, 21.
“Estamos esperando as duas coisas: o serviço de informática ser entregue e chegar a matéria (do governo). Assim que chegar será deliberada”, disse Josué Neto.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Reprodução