novembro 24, 2024 11:16

Eleição 2020: O pleito é municipal, mas vai ter interferência direta dos 24 deputados estaduais

A eleição 2020 é municipal, para prefeito e vereador, mas os 24 deputados estaduais que representam o povo na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), não querem ficar de fora do pleito e irão participar, direta e indiretamente, seja como candidatos a prefeito em Manaus, no interior, ou mesmo fortalecendo seus partidos para um maior protagonismo no resultado final da disputa.

Os deputados Fausto Júnior (PV), Felipe Souza (Patriota), Sinésio Campos (PT) já confirmaram que são pré-candidatos à Prefeitura de Manaus. Ricardo Nicolau costura nos bastidores se viabilizar como o nome do PSD para disputar a cadeira de prefeito da capital amazonense.

Ricardo Nicolau corre por fora para vencer disputa interna para ser candidato a prefeito pelo PSD

Ensaiam entrar neste certame Serafim Corrêa (PSB), Therezinha Ruiz (PSDB), Alessandra Campelo (MDB), Joana Darc  (PL) e Álvaro Campelo (PP), que estão com os nomes à disposição dos seus partidos. Serafim, por exemplo, já manteve conversas com o pré-candidato José Ricardo, do PT, numa possível dobradinha entre os dois em que o parlamentar viria como vice do petista, mas a conversa ainda não finalizou.

O presidente da Aleam, deputado Josué Neto (sem partido) depois de não conseguir a regulamentação do partido Aliança Pelo Brasil do presidente Jair Bolsonaro e afiliação no PTB, avalia novas siglas parar se filiar e poder entrar no pleito. O parlamentar vem alimentando o sonho, desde 2019, de disputar a Prefeitura de Manaus.

Candidatura feminina

Novata na Assembleia Legislativa e, com a experiência de 2 anos de mandato como vereadora na Câmara Municipal de Manaus (CMM), Joana Darc defende uma candidatura majoritária feminina nestas eleições. Ela afirmou ao O Poder que seu nome está à disposição do partido, que também trabalha o nome de Alfredo Nascimento, presidente regional do PL e pré-candidato a prefeito de Manaus.

“Precisamos ter alguém preparado para resolver todos esses problemas como o transporte coletivo. Estou focada no meu trabalho na Aleam, mas se em algum momento aparecer a oportunidade, agora ou no futuro, a gente conversa. Desde que eu entrei na política sempre fiz o apelo que deveríamos ter uma chapa feminina ‘cor de rosa’ porque a mulher hoje sempre é vista como vice. Acho que poderíamos ter nesse processo uma candidatura feminina, embora não esteja dizendo que seja o meu nome ou de qualquer outra pessoa”, afirmou.

Sinésio já tem até plano de governo

No dia 10 deste mês, Sinésio Campos saiu na frente e lançou a sua pré-candidatura a prefeito de Manaus na sede do PT.  Junto com ele, deve disputar as prévias do partido o deputado federal José Ricardo e o vereador Sassá da Construção Civil.

Sinésio Campos é pré-candidato a prefeito de Manaus pelo PT

“Temo muita vontade de acertar mais que errar. Faremos uma gestão democrática, popular e participativa. Entendo que ninguém governa sozinho. O diálogo tem que ser permanente com a sociedade. Manaus hoje está no centro do debate econômico do Amazonas”, disse.

O deputado acrescentou que Manaus é o centro da Região Metropolitana tem um modelo industrial e econômico que sustenta a base econômica do Amazonas. “A Zona Franca corre iminente risco de ter prejuízo na economia do nosso Estado. Temos que pensar numa matriz econômica que possa gerar emprego, renda e oportunidade”, acrescentou.

O saneamento básico de Manaus deficiente também foi outro ponto citado por Sinésio, que criticou o fato da cidade não ter um aterro sanitário. “O momento é de caminharmos determinados com a classe política, econômica e empresarial, a população e os bairros carentes de políticas públicas voltada para melhorar a sua condição de vida, dentre elas a melhoria e novos investimentos na construção de creches e Unidades Básicas de Saúde”, ponderou.

Para o pré-candidato, primeiro tem-se que construir um governo que possa dialogar e radicalizar a democracia no sentido original da palavra, pois a “sociedade não dever ser chamada apenas para a escolha dos seus representantes, mas buscar nos quatro anos o compartilhamento do poder político, econômico e social”.

Candidatos no interior

Enquanto uma parte dos deputados estaduais focam suas forças na disputa pela cadeira de Arthur Neto (PSDB), outros buscam o protagonismo em prefeituras do interior, a exemplo de Cabo Maciel (PL) e Augusto Ferraz (DEM).

Cabo Maciel é pré-candidato à Prefeitura de Itacoatiara. Já Augusto Ferraz se mobiliza para disputar a eleição à Prefeitura de Iranduba.

“Hoje estou na condição de pré-candidato. Mas se realmente confirmar minha candidatura ao município de Iranduba, estarei pronto para apresentar a minha capacidade como gestor. Venho da iniciativa privada, gostaria muito de trabalhar da mesma forma na administração pública com metas e resultados. Iranduba tem um grande potencial no setor primário e turismo”, disse Ferraz.

Bastidores

Há ainda aqueles deputados que vão atuar como coordenadores e orientadores de seus candidatos, seja na capital, seja no interior.

São os casos de Wilker Barreto (Podemos), que vai colocar todo o partido à disposição de Amazonino Mendes, mais novo filiado da sigla e a estrela da legenda para disputar a eleição à Prefeitura de Manaus; e Saullo Vianna (PTB), que vai focar seus esforços para que o partido eleja o maior número de prefeitos no interior e, também tenha protagonismo na capital. Ele descarta seu nome à Prefeitura de Parintins, sua base política.

Além de Manaus, Wilker Barreto garante que o Podemos terá candidato próprio a prefeito em 22 municípios do Amazonas. “O Podemos terá candidato. O Podemos é um partido orgânico presente em 51 cidades do interior com 22 pré-candidaturas a prefeito em andamento e em Manaus. É um partido de posições firmes nas decisões nacionais”, afirmou.

Os deputados João Luiz (PRB), Delegado Péricles (PSL) e Abdala Fraxe (Podemos) também vão atuar no fortalecimento de suas siglas.

 

Augusto Costa, para O Poder

Fotos: Aleam

Últimas Notícias

Governo Federal anuncia leilão para garantir energia em regiões isoladas no AM e PA

O Ministério de Minas e Energia (MME) estabeleceu diretrizes para realização de leilão voltado à aquisição de energia e...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!