junho 17, 2024 15:03

Covid-19: Governadores endereçam carta a Bolsonaro solicitando ajuda econômica

spot_img

O presidente Jair Bolsonaro ainda não se manifestou sobre uma carta assinada por governadores de Estados que pedem apoio do Governo Federal para um pacote de medidas de responsabilidade econômica. O objetivo dos governadores é reduzir os impactos causados pela pandemia do Covid-19.

A carta foi escrita após uma reunião, realizada na quarta-feira, 25, por meio de videoconferência. Os governadores pedem apoio do presidente na suspensão do pagamento da dívida dos Estados com a União, com a Caixa Econômica Federal, com o Banco do Brasil e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), pelo prazo de um ano.

Na carta, os governadores também defendem a utilização do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) como uma forma de garantir operações de crédito nacionais e internacionais e a disponibilização de linhas de crédito BNDES que seriam investidas em serviços de saúde e obras.

Entre as medidas, o documento prevê a ampliação da disponibilidade e alongamento dos prazos e carências das operações de crédito diretas e indiretas para médias, pequenas e microempresas, pelo BNDES.

Na questão de empregos, os chefes de Estado pedem a adoção de políticas de emergência capazes de aliviar os efeitos da crise sobre a população mais pobre. Já na área da saúde, os governadores solicitam apoio ao presidente Jair Bolsonaro para a compra de equipamentos e insumos necessários para à preparação de leitos, assistência da população e proteção dos profissionais da saúde que trabalham na linha de frente.

A reportagem de O Poder entrou em contato com a assessoria de imprensa do Governo Federal para saber se já recebeu a carta e se iria atender as demandas ou que outras ações estudava fazer para fortalecer a economia dos Estados no período de pandemia, mas até a publicação da matéria não obteve respostas.

 

Álik Menezes, para O Poder

Com informações da Secom

Foto: Secom

Últimas Notícias

MP para salvar Amazonas Energia terá impacto de 0,4% na tarifa média no País

A solução endereçada à Amazonas Energia já foi testada durante a privatização da empresa em 2018 e o consumidor...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!