Desde que foi confirmado o primeiro caso de coronavírus no Amazonas, há 19 dias, o Estado registra o maior índice da região Norte, com 175 pessoas infectadas com o vírus e três mortes. E, estes números tendem a subir. De acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), o Amazonas deve alcançar números expressivos entre os meses de abril e maio.
O Acre é o segundo Estado com o maior número da região, com 42 casos, seguido do Pará com 34. Além do Amazonas, Roraima é o segundo Estado da região Norte que também notificou óbito de paciente por Covid-19. Esses dados são de terça-feira, 31 de março.
Com o aumento de casos esperados pela FVS, a orientação é que as pessoas continuem a seguir as recomendações de prevenção. E como forma de reforçar o isolamento social, o governador Wilson Lima (PSC), manteve a vigência do decreto que determina a suspensão do funcionamento de todos os estabelecimentos comerciais e de serviços não essenciais.
“A vida das pessoas está em primeiro lugar e é isso que nós colocamos aqui e deixamos muito claro, disso nós não abrimos mão. Primeiro, cuidamos da vida das pessoas e depois entendemos como vamos caminhar com as atividades econômicas que são fundamentais”, destacou Wilson Lima.
Brasil
A atualização do Ministério da Saúde confirmou 201 mortes no Brasil e 5.717 pessoas positivas ao Covid-19 até esta terça-feira, 31 de março. A maior parte está em São Paulo, que concentra 136 mortes e lidera a lista nacional com 2.339 casos confirmados da doença.
Em seguida, Rio de Janeiro com 708 casos e 23 óbitos. No Ceará, o Estado confirmou 390 pacientes positivos e 7 óbitos. As informações são das Secretarias Estaduais de Saúde repassadas ao órgão ministerial.
Ericles Albuquerque, para O Poder
Foto: Divulgação