Brasília – Em reunião nesta quarta-feira, 1º, com o chefe de gabinete do ministro da Saúde, Henrique Mandetta, Gustavo Machado Pires, e o coordenador geral de Urgência do Ministério, Marcelo Oliveira Barbosa, o deputado federal Marcelo Ramos (PL-AM) apresentou um diagnóstico de Demandas para Prevenção e Combate à Covid-19 nos municípios do Amazonas, elaborado em conjunto com os secretários de Saúde dos 61 municípios do Estado.
De acordo com Marcelo Ramos, o documento foi apresentado em razão deste período delicado da pandemia do coronavírus e que, com a perspectiva de que os dias que estão por vir podem se tornar mais difíceis. Ele afirmou que pediu este diagnóstico para cada um dos 61 prefeitos do interior.
Por ocasião da reunião, o deputado também pediu ao Ministério da Saúde que agilize a liberação de R$ 53,7 milhões em emendas que ele destinou à saúde dos municípios, para ajudar no combate à pandemia.
O documento entregue pelo deputado, de acordo com sua assessoria de imprensa, tem 979 páginas e traça um panorama da situação no Estado, como a existência de poucas UTIs e equipamentos essenciais para o enfrentamento da doença.
“Nosso propósito é, em conjunto, encontrar alternativas de intervenção capazes de reverter as condições adversas que hoje predominam no interior do Estado. Diante de tal quadro, esperamos contar com o apoio do Ministério da Saúde nesse esforço de salvar o maior número possível de vidas”, frisou Ramos.
O diagnóstico apresenta as principais demandas dos municípios para mitigar as carências no atendimento à população caso a epidemia se alastre. Para o parlamentar “uma vez elencadas as prioridades, no momento em que vierem os recursos, as secretarias estarão aptas a agir com maior agilidade e assertividade nos gastos com saúde”, destacou.
Izael Pereira, de Brasília para O Poder
Com informações e foto da assessoria de imprensa