A Moto Honda da Amazônia assinou nesta sexta-feira,3, um termo de cooperação técnica para o desenvolvimento de protótipo de respiradores artificiais em conjunto com a Universidade do Estado do Amazonas e o Governo do Estado.
A ação em conjunto faz parte de um projeto que visa auxiliar nos serviços de saúde no estado, que atualmente se prepara para o aumento de ocorrências de transtorno respiratório causados pelo novo coronavírus.
O desenvolvimento do protótipo está previsto para o início desse mês. O intuito é a criação de um protótipo de respiradores de transporte, sendo utilizado em pacientes que precisam de suporte respiratório temporário ou durante deslocamento em curtos e médios trajetos.
De acordo com o Vice-presidente Industrial da Honda Automóveis do Brasil, Otávio Mizikami, a pandemia da Covid-19 é um dos maiores empecilhos que a sociedade e as empresas enfrentam, “Estamos certos de que só será possível superar esse momento se agirmos com união, todos na mesma direção. Por isso, a Honda está unindo esforços em uma causa tão respeitável”.
Doações
Além disso, a empresa também apoiará a realização da manutenção de respiradores que estão fora de operação para serem utilizados por pacientes do coronavírus.
A Moto Honda da Amazônia realizará a doação de dez moto bombas para ações específicas em uso da saúde pública para a Defesa Civil.
Estima-se que cerca de 3.600 respiradores artificiais estejam fora de uso no país, pensando nisso, a força-tarefa da Honda Automóveis do Brasil, junto ao Ministério da Economia, outras empresas e SENAI, realizarão os reparos desses equipamentos.
A ação consiste em coletar, higienizar, identificar e solucionar o defeito dos equipamentos. Após consertados, os respiradores ainda são calibrados e, no caso da Honda, testados pela LAC Medic, empresa especializada em manutenção hospitalar.
O projeto conta com a participação de 30 profissionais com parceiros externos. A estrutura de trabalho foi está montada na planta de Sumaré, no interior de São Paulo.
A Honda Automóveis realiza também a doação de pulverizadores costais à Prefeitura de Sumaré para a higienização e desinfecção de áreas públicas. A ação foi composta de 2 mil máscaras de proteção individual e cestas básicas, que seguem para Fundo Social de Solidariedade do município.
Redação O Poder
Foto: Divulgação.