fevereiro 22, 2026 04:51

Sem explicações, China cancela compra no Brasil de 600 respiradores e carga fica nos EUA

Estagnou no aeroporto de Miami (EUA), uma carga de 600 respiradores artificiais após a China cancelar o contrato de compra. Os materiais foram adquiridos por estados do Nordeste, através de um contrato de R$ 42 milhões.

De acordo com o secretário da Casa Civil da Bahia, Bruno Dauster, a empresa fornecedora que cancelou a aquisição, não teve o nome divulgado, mas alegou que o motivo para a desistência foi devido a “razões técnicas’’, sem entrar em mais detalhes.

Agora, a busca é de um novo fornecedor. Ainda existem especulações de que os respiradores sejam adquiridos pelos EUA, que atualmente enfrenta uma crise em meio a pandemia de coronavírus.

Apesar das críticas do presidente Donald Trump à China, com a pandemia que assola o mundo, abaixou a guarda e busca através do país asiático, encontrar formas de possuir equipamentos e doações para auxiliar no combate à doença.

Em uma coletiva de duas horas realizada na última terça-feira, 31, Trump manifestou preocupação ao informar que entre 100 mil e 240 mil pessoas morreriam nos próximos meses, com as medidas de distanciamento definidas no país, caso não houvesse o cumprimento da mesma, os números de óbitos aumentariam para 2,2 milhões.

No entanto, problemas como o que aconteceu com a Bahia tendem a se repetir devido a alta demanda de outros países em buscar refúgio com as produções asiáticas.

Segundo o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China, Charles Tang, a solução para desafogar a China em meio à pandemia, seria buscar empresas chinesas que atual no Brasil, sendo realizado antecipadamente os pagamentos e recebendo a carga no país, como uma forma de ‘ponte’.

Empresas chinesas que atuam no país como a CCCC (China Communications Construcion Company), designada para infraestrutura, e a State Grid, do setor elétrico são chamadas para realizar as intermediações e obter doações.

Conteúdo: Folha de S. Paulo.

Foto: Arnd Wiegmann/ Reuters.

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!