junho 17, 2024 14:51

Arthur e Amazonino ‘lideram’ a nova CMM; veja como ficou a composição partidária

spot_img

O prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), e o ex-governador Amazonino Mendes (Podemos) , sãos os “vitoriosos” na composição da nova Câmara Municipal de Manaus (CMM), refeita a partir da janela partidária, que se encerrou no último sábado, 4, e possibilitou que muitos vereadores trocassem de partido sem incorrerem em infidelidade partidária, e pronta para a ‘guerra eleitoral’ que se avizinha.

O PSDB, de Arthur, e o Podemos e PMN, ligados diretamente a Amazonino, compõem as maiores bancadas do Legislativo municipal, atualmente. Os tucanos agora são sete vereadores representando a legenda, enquanto que Podemos e PMN, juntos, somam sete parlamentares.

As novas aquisições do PSDB são: Rosivaldo Cordovil, Raulzinho, Coronel Gilvandro Mota e Ceará, além de manter os nomes dos vereadores Dante e Elias Emanuel.

O vereador Gilvandro Mota ressaltou que foi para o PSDB por conta da ideologia partidária. “É mais ou menos isso que defendo, do ponto de vista político social e democracia. Do ponto de vista conservador o partido é em alguns aspectos, progressistas em outros e do ponto de vista econômico também”, ressaltou o parlamentar.

Gilvandro Mota disse que o partido deve eleger entre dois a três vereadores. Questionado sobre a possibilidade de perder a cadeira na Câmara, o vereador disse que o maior interesse não é apenas vencer as eleições, mas compor um grupo estruturante que poderá trazer sempre melhorias para a cidade de Manaus.

Protagonismo 

O PMN comando pelo empresário Orsine Júnior – ex-secretário de Amazonino em sua gestão temporária no governo do Amazonas -, que não tinha nenhum representante na Câmara de Manaus desde a saída de Chico Preto, conseguiu atrair quatro vereadores: Cláudio Proença, Eloi Abreu, Mauro Teixeira e Rosinaldo Bual.

O Podemos, partido que deverá ter Amazonino candidato a prefeito, ficou com três representantes no Legislativo: Roberto Sabino, Professora Jacqueline e Marcel Alexandre.

Manteve

O partido comandado pelo ex-deputado federal Alfredo Nascimento, o PL, conseguiu manter o número de quatro vereadores na Câmara, apesar de perder Fred Mota e Mirtes Salles que foram para o PRB de Silas Câmara e, Cláudio Proença, que foi para o PMN.

Os novos liberais são: Professor Samuel, que saiu do Podemos; Glória Carratte, que deixou o PDT; André Luiz, que saiu do PTC, além de Bentes Papinha, que se manteve no partido.

“Agradeço tudo que o partido fez por mim na pessoa do senhor Alfredo Nascimento, porém, acredito que posso contribuir bem mais pra sociedade manauara estando no PMN”, disse o vereador Cláudio Proença.

Republicanos no páreo

Com um pré-candidato a prefeito de Manaus neste pleito, o Republicanos saltou de um vereador para três na bancada da CMM: Amauri Colares e aglutinou os vereadores Fred Mota e Mirtes Salles que deixaram o PL de Alfredo.

Na disputa 

Já o Avante, do ex-deputado estadual David Almeida, conseguiu atrair dois representantes na Câmara: os vereadores Alonso Oliveira, que deixou o Podemos e, David Reis que deixou o PV.

O PSD do senador Omar Aziz perdeu o vereador Gilmar Nascimento que foi para o PRTB e manteve o vereador Hiram Nicolau.

O PSL, que não tinha nenhum vereador na Câmara de Manaus, agora tem dois representantes, os vereados Diego Afonso (ex-PDT) e Everton Assis (ex-DEM). O PSB de Serafim Corrêa manteve os dois representantes no Parlamento municipal, os vereadores Marcelo Serafim e Carlos Portta.

O PTB, que será comandado pelo vice-governador do Amazonas, Carlos Almeida Filho, manteve os vereadores Reizo Castelo Branco e William Abreu.

O partido que terá como candidato a prefeitura de Manaus o vereador Chico Preto, o DC, manteve os dois representantes na CMM, além do próprio Chico Preto o vereador Isaac Tayah.

Os partidos que mantiveram um representante na CMM foram: PT (Sassá da Construção Civil), PCdoB (Jaildo dos Rodoviários), MDB (Gedeão Amorim), SD (Bessa), PV (Professor Fransuá), PP (Márisson Roger) e Pros (Wallace Oliveira).

Conseguiram aglutinar um representante na Câmara o Patriotas, que recebeu o vereador Joelson Silva (ex-PSDB) e o Pros, que recebeu Wallace Oliveira que era do PTB.

O DEM do ex-deputado federal Pauderney Avelino perdeu três representantes, os vereadores Ewerton Assis que foi para o PSL e Ceará e Raulzinho, que se filiaram no PSDB, mas conseguiu atrair o vereador Dr. Ewerton Wanderley.

Sem representantes

O PDT, do ex-deputado federal Hissa Abrahão, e o PTC, ficaram sem representantes na Câmara Municipal de Manaus.

 

Veja como ficou o cenário na CMM:

 

VEREADORSAIUINGRESSOU
1.JOELSON SILVAPSDBPATRIOTAS
2.HIRAM NICOLAUPSDPSD
3.FRED MOTAPLPRB
4.PROFESSOR SAMUELPODEMOSPL
5.WALLACE OLIVEIRAPODEMOSPROS
6.GLÓRIA CARRATTEPDTPL
7.REIZO CASTELO BRANCOPTBPTB
8.JAILDO DOS RODOVIÁRIOSPCDOBPCdoB
9.ISAAC TAYAHDCDC
10.EVERTON ASSISDEMPSL
11.ALONSO OLIVEIRAPODEMOSAVANTE
12.AMAURI COLARESPRBPRB
13.ANDRÉ LUIZPTCPL
14.BESSASDSD
15.CARLOS PORTTAPSBPSB
16.CEARÁDEMPSDB
17.CORONEL GILVANDRO MOTAPTCPSDB
18.CHICO PRETODCDC
19.CLÁUDIO PROENÇAPLPMN
20.DANTEPSDBPSDB
21.DAVID REISPVAVANTE
22.DIEGO AFONSOPDTPSL
23.DR. EWERTON WANDERLEYPODEMOSDEM
24.ELIAS EMANUELPSDBPSDB
25.ELOI ABREUPHSPMN
26.GILMAR NASCIMENTOPSDPRTB
27.MARCEL ALEXANDREPHSPODEMOS
28.MARCELO SERAFIMPSBPSB
29.MÁRISSON ROGERPPPP
30.MAURO TEIXEIRAPODEMOSPMN
31.MIRTES SALLESPLPRB
32.PROFESSOR FRANSUÁPVPV
33.GEDEÃO AMORIMMDBMDB
34.PROFESSORA JACQUELINEPHSPODEMOS
35.RAULZINHODEMPSDB
36.ROBERTO SABINOPHSPODEMOS
37.ROSINALDO BUALPHSPMN
38.ROSIVALDO CORDOVILPODEMOSPSDB
39.SARGENTO BENTES PAPINHAPLPL
40.SASSÁ DA CONSTRUÇÃO CIVILPTPT
41.WILLIAM ABREUPTBPTB

 

 

Henderson Martins, para O Poder

Foto: Dircom/CMM

Últimas Notícias

MP para salvar Amazonas Energia terá impacto de 0,4% na tarifa média no País

A solução endereçada à Amazonas Energia já foi testada durante a privatização da empresa em 2018 e o consumidor...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!