fevereiro 26, 2025 09:57

Deputado cobra do governo o pagamento do FTI às prefeituras do interior

Em uma manifestação na sessão virtual da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) nesta terça-feira, 7, o deputado Dermilson Chagas (sem partido), cobrou o governo do Estado pelo atraso do repasse dos recursos do FTI (Fundo de Turismo e de Desenvolvimento do Interior) aos municípios do interior. O pagamento de R$ 23 milhões foi anunciado pelo governador Wilson Lima (PSC) há 8 dias para serem investidos em ações de combate ao coronavírus.

Dos 61 municípios do Amazonas, 12 já tem casos de pacientes infectados com a Covid-19, com destaque a Manacapuru, que registrou, até esta terça-feira, 42 casos positivos.

Essa demora, segundo Dermilson, está “engessando” os prefeitos para que possam comprar os Equipamentos Individuais de Proteção (EPIs), ventiladores respiratórios, entre outras medidas que devem ser adotadas no combate ao Covid-19.

“Esse dinheiro é fundo a fundo, nesse momento de dificuldade em que o governo só dá essa ninharia aos prefeitos, um repasse carimbado constitucional. O governador não tem ajudado nem com um litro de álcool, os prefeitos do interior. Conforme forem feitos os exames vão surgir mais casos no interior, o governador virou as costas para os municípios e a população do interior. O governo só faz propaganda”, alfinetou.

O parlamentar afirmou em seu discurso que o governo do Estado tem recursos em caixa que te que ser controlado e fiscalizado e que em Manaus estão sendo adotadas medidas para combate ao coronavírus, mas no interior ainda será preciso ser adotadas medidas mais eficazes.

O Portal O Poder entrou em contato com a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) que confirmou que o repasse foi efetuado nesta segunda, 6, para as contas das prefeituras. A Sefaz explicou que como o governo tem convênio com o Banco Bradesco e, as prefeituras que têm contas nesse banco devem ter os recursos depositados ainda hoje, as contas em outros bancos, o deposito deve acontecer até a quinta-feira, 9.

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

CNJ prorroga afastamento de Bretas

O CNJ prorrogou por mais 90 dias os processos que visam a investigar Marcelo Bretas, juiz Federal do RJ...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!