janeiro 8, 2025 01:23

Troca na Susam repercute na Aleam e deputados aprovam convocação da nova secretária

A troca no comando da Secretaria de Estado da Saúde (Susam) no meio do avanço da pandemia do coronavírus no Amazonas repercutiu na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), que se antecipou e aprovou, mesmo com críticas da base governista, a convocação da nova secretária, a biomédica paulista Simone Papaiz, na Aleam virtual.

Os deputados querem que Simone apresente quais estratégias de combate e contenção do avanço da Covid-19 vai adotar no Estado e, esclareça sobre o quantitativo de leitos de UTI, respiradores e fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPIs) aos profissionais da saúde.

A convocação da nova secretária atende ao requerimento nº 1660/2020, do deputado estadual Wilker Barreto (Podemos) e foi aprovado por 12 votos a 5. Confira no final da matéria a votação.

Wilker Barreto afirmou que o governador é a autoridade maior e trocou um “general” e está nomeando outro, se referindo à exoneração do ex-secretário de Saúde, Rodrigo Tobias. Ele disse que se a nova secretária de Saúde, Simone Papaiz,  não souber o que veio fazer no Amazonas, o “Amazonas está perdido”.

“Ninguém assume um posto dessa magnitude, desta responsabilidade no meio de uma pandemia sem fazer uma análise prévia se tem competência para assumir. Ela está sendo convidada, o requerimento visa encaminhamento para que ela apresente sua estratégia como secretária. Como está os quantitativos de EPIs? Se ela não tiver essas informações pra ontem, ela vai sentar na cadeira pra começar a entender o que é o Amazonas”, questionou.

Wilker criticou o governador Wilson Lima (PSC) que já deveria ter trocado o secretário Rodrigo Tobias, se ele não estava preparado, desde o início da pandemia no Amazonas.

“O coronavírus está crescendo 20% a letalidade por dia. O Amazonas proporcionalmente é o pior a cada 100 mil habitantes. Sugiro que ela venha na segunda-feira. Ela precisa de um voto de confiança. Ao demitir o secretário (Rodrigo Tobias) no meio do temporal o governador reconheceu a fraqueza do secretário”, afirmou.

Durante a votação, o deputado Ricardo Nicolau (PSD), que é médico, criticou a postura de alguns deputados que estão fazendo políticas num momento critico da contaminação do coronavírus e que pode acontecer uma catástrofe na cidade de Manaus com centenas de mortes no Amazonas.

“Em primeiro lugar, a nova secretária nem na rua poderia estar porque ela tinha que cumprir quarentena por ter vindo de São Paulo e, infelizmente não conhece a rede, os médicos e as pessoas. Nós estamos em situação gravíssima, as pessoas estão morrendo. Se ela está em colapso, não por falta de leito, de equipamento, tem leito no Nilton Lins que precisa abrir  urgente, tem leito no HUGV, que tem equipamentos”, concluiu.

Votaram a favor da convocação da nova secretária de Saúde os deputados: Wilker Barreto (Podemos), Dermilson Chagas (sem partido), Felipe Souza (Patriota), Ricardo Nicolau (PSD), Serafim Corrêa (PSB), Josué Neto (PRTB),  Fausto Júnior (PV), Adjuto Afonso (PDT), Sinésio Campos (PT), Delegado Péricles (PSL), Therezinha Ruiz (PSDB), João Luiz (Progressista).

Se manifestaram contra: Joana Darc (PL), Belarmino Lins (PP) Saullo Vianna (PPS), Dr. Gomes (PSC) e Cabo Maciel (PL).

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Reprodução

Últimas Notícias

Wilson Lima entrega três ramais pavimentados, beneficiando 800 famílias em Iranduba

O governador Wilson Lima entregou, nesta terça-feira, 7, três ramais pavimentados e urbanizados no município de Iranduba (a 27...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!