fevereiro 22, 2026 15:52

COVID-19: Ministério da Saúde destina mais de R$ 4 bilhões para Estados e municípios

O Ministério da Saúde liberou mais de R$ 4 bilhões a Estados e municípios para ações de combate ao novo coronavírus. A Portaria nº 774/2020 foi publicada na última quinta-feira,9, já com a liberação, em edição extra do Diário Oficial da União.

O valor corresponde a uma parcela mensal extra do que cada Estado ou município já recebe para ações de média e alta diversidade ou atenção primária de ações e serviços relacionados à saúde e pode ser usado para compra de materiais e insumos, custear profissionais e abrir novos leitos.

O ministro da Saúde, Luis Henrique Mandetta, informou em seu perfil nas redes sociais, que os recursos já foram depositados nas contas dos fundos estaduais e municipais de saúde.

“A gente acha que, com isso, eles [os gestores de saúde] podem adquirir os equipamentos de proteção individual (EPIs) que a gente começa a trazer da China. Está começando o mercado chinês a se organizar, estamos conseguindo trazer”, informou.

Além disso, o ministro afirmou que a previsão de chegada da primeira carga com 40 milhões de máscaras vinda da China, no país será na terça-feira,14. A compra foi feita de 140 milhões de máscaras, porém, a tentativa do Ministério da Saúde é de trazer 40 milhões por semana.

“Com isso a gente pacifica o mercado brasileiro. E isso, doravante pacificado, a gente já repassa os recursos para que os estados e municípios comprem, a iniciativa privada já está comprando. O mercado está começando a se normalizar, o de EPIs”, explicou.

Sobre os respiradores, o ministro alegou que ainda há dificuldades, de acordo com ele, foi firmado um acordo com a indústria nacional para ampliar de 800 para 15 mil a produção de respiradores mecânicos em 90 dias.

Isolamento social

Mandetta ainda reforçou a permanência do isolamento social, segundo ele, na próxima semana, “vamos colher os frutos da difícil redução da mobilidade social”.

“Hoje eu vi que o pessoal começou a andar mais, vamos pagar esse preço ali na frente. Esse vírus adora aglomeração, adora contato, adora que as pessoas achem que ele é inofensivo. E aí, as cidades podem pegar a transmissão sustentada [ou comunitária]”, alertou.

 

Conteúdo: Agência Brasil

Foto:Reprodução/GloboNews

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!