A conclusão de um Hospital de Campanha prevista até quinta-feira, 16, com até 38 leitos, o fechamento de parceria com o Hospital Samel de Manaus e a intensificação de medidas de isolamento social são algumas das medidas adotadas pelo secretário municipal de Saúde de Manacapuru, Rodrigo Balbi, anunciadas nesta terça-feira, 14, para combater os casos de contaminação do coronavírus no município que já registra 100 casos confirmados e três óbitos.
Manacapuru lideram em número de casos da Covid-19 no interior do Estado e, Rodrigo Balbi admitiu que está preocupado com a evolução deste números. Na sua avaliação, é reflexo do aumento de testes que vem sendo realizados na população.
“Graças a Deus o número de óbitos até agora não tem acompanhado o crescimento do número de acometidos pela doença. Isso é uma tendência e o número de casos no Estado que está em franco crescimento e isso demanda uma ação diferenciada por parte da Secretaria Municipal de Saúde”, afirmou.
Na avaliação do secretário quando mais casos vão surgindo aumenta o atendimento na saúde pública e por isso a necessidade da conclusão urgente do hospital de campanha que vai funcionar nas instalações de uma clínica do município.
“Estamos nos preparando para o aumento de casos e estamos equipando o hospital de campanha, além de intensificando as ações sociais e à noite temos mantido o toque de recolher das 20h às 6h. Mas a população durante o dia tem relaxado na questão do isolamento social e estão circulando tranquilamente pela cidade como se nada estivesse acontecendo”, lamentou.
Em relação à parceria com o grupo Samel que vem inovando no tratamento da Covid-19, Rodrigo Balbi falou da importância da utilização dos equipamentos que estão sendo usados com sucesso no tratamento da doença pelo hospital de Manaus.
“Estabelecemos uma parceria de cooperação técnica com a Samel para utilizar as câmaras respiradoras das quais eles trabalharam para criar a técnica. Vamos utilizar o protocolo que eles estabeleceram na sua rede de saúde que tem tido muito sucesso”, concluiu.
Augusto Costa, para o Portal O Poder
Foto: Divulgação