setembro 7, 2024 21:04

Deputados cobram abertura do Hospital Nilton Lins e ida da titular da Susam à Aleam

O deputado estadual Wilker Barreto (Podemos) cobrou do governo do Estado a definição de uma data para que o hospital de campanha da Nilton Lins, que deve receber pacientes contaminados pelo coronavírus, entre em funcionamento. Wilker citou a nova secretária da Saúde,  Simone Papaiz, e questionou à mesa diretora quando ela vai prestar esclarecimentos sobre as medidas adotadas no combate ao coronavírus no Estado.

Até o momento ainda não foi definido a data em que a nova titular da Susam deve participar de audiência pública para esclarecer a situação da Saúde no Amazonas. A previsão é que até sexta-feira, 17, ela seja convocada.

“Eu não vou entrar no mérito do aluguel do Nilton Lins, agora eu não admito uma secretária dar entrevista ontem e dizer que não tem prazo para ser inaugurado. A pandemia não espera eu preciso de uma data. O governador (Wilson Lima) falou que em sete dias entregava. A secretária não deu data. Nós vamos congelar os pacientes? Só se for no necrotério. Porque não temos uma data para inaugurar a Nilton Lins. Quando é ficou marcada a audiência pública com a secretária de Saúde e na quinta-feira e na sexta?”, cobrou.

Serafim Corrêa (PSB) também questionou a definição da data em que a secretária de Saúde deve ser convocada pela Aleam para prestar esclarecimentos. “Precisamos saber da presidência uma definição. A cobrança diz respeito a todos nós da sociedade que quer ter clareza, ter datas e um posicionamento que quer conhecer os números”, enfatizou.

O parlamentar ainda questionou o fato de pacientes contaminados com Covid-19 estejam sendo levados para unidades de saúde onde pessoas estão em tratamento de outras doenças.

“Eu não sou médico nem da área de saúde, mas vejo uma coisa que me preocupa. Agora o Delphina Aziz colapsou e não tem mais vagas. As pessoas vão pra lá e estão sendo levadas para outros hospitais e vai misturar pacientes com outras doenças com pacientes com Covid-19. Isso não vai dar certo é o obvio. Uma sugestão que eu venho dando há mais de um ano, da Beneficente Portuguesa e Hospital Getúlio Vargas, que dentro da regra do SUS se encaixam perfeitamente dentro da sua filosofia”, disse Serafim.

A presidente da Comissão de Saúde da Aleam, deputada Mayara Pinheiro (PP), reforçou a urgência da abertura de novos leitos no Estado do Amazonas. “Ontem haviam 14 pacientes transferidos para o Delphina Aziz e nenhum conseguiu vaga no hospital que é tido como referência ao coronavírus aqui no Amazonas. Então mais uma vez de cobrar quero falar da suma importância da abertura do hospital Nilton Lins”, concluiu.

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Aleam

Últimas Notícias

Com mais de 30 dias de registro, Wanderlan ainda aguarda julgamento

Com mais de 30 dias de registro, o candidato a prefeito de Autazes, Wanderlan Sampaio, ainda aguarda julgamento pelo...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!