fevereiro 22, 2026 07:24

Governo desiste de antecipar segunda parcela de auxílio emergencial

Em nota divulgada na noite da última quarta-feira, 22, o Ministério da Cidadania informou que o governo federal está impedindo ilegalmente a antecipação da segunda parcela do auxílio emergencial.

Vale ressaltar que na segunda-feira, 20, o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, anunciou que os trabalhadores informais e pessoas inscritas no Cadastro Único de Programas Sociais do governo federal (CadÚnico) nascidas em janeiro e fevereiro receberiam a segunda parcela nesta quinta-feira,23.

Ainda conforme a nota, a recomendação do cancelamento foi feita pela Controladoria Geral da União (CGU).

Além disso, o Ministério da Cidadania informou que em decorrência do alto número de informais cadastrados, o recurso disponível para cada uma das três parcelas é de R$ 32,7 milhões. No entanto, já foram transferidos R$ 31,3 bilhões, e 12 milhões de cadastros para a primeira parcela ainda serão avaliados.

Devido a isso, o ministério realizou uma nota técnica e solicitou ao Ministério da Economia a previsão para uma suplementação orçamentaria o mais breve possível.

Por isso, segundo a nota, fatores legais e orçamentários seguidos pelo alto número de requerentes que ainda estão em análise, o ministério está legalmente impedido de fazer a antecipação da segunda parcela do auxílio.

 

 

 

 

 

 

 

Conteúdo: Agência Brasil

Foto: Brenda Rocha / Shutterstock.com

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!