A XP Investimentos realizou uma pesquisa entre as 18h de quinta-feira, 23, e as 18h de sexta-feira, 24, com 800 entrevistas, aplicando um questionário menor que o usual, onde mostra a avaliação da popularidade do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e a saída de Sérgio Moro do Ministério da Justiça.
A pesquisa possui margem de erro de 3,5 pontos percentuais.
Popularidade
O governo Bolsonaro possui 42% de desaprovação dos entrevistados, 31% avaliaram positivamente e 24% alegaram ser regular, 3% não souberam responder.
Em comparação a pesquisa anterior, feita entre 13 e 15 de abril, a aprovação era de 30% e a reprovação de 40%, já em outro levantamento, feito entre 20 e 22 de abril, a aprovação era de 31% e a reprovação, 42%. Ambas com mil entrevistas e margem de erro de 3,2 pontos percentuais.
Decisão de Sérgio Moro
Os entrevistados foram questionados se aprovavam ou não a decisão de Sérgio Moro sobre a sua saída do governo após a mudança na direção da Polícia Federal. 44% aprovaram, 42% desaprovaram a decisão e 14% não souberam ou não responderam.
Impacto da saída
Sobre o impacto que a saída de Moro poderá causar no governo, 67% dos entrevistados afirmaram que o impacto será negativo, 10% acreditaram que seria positivo e 16% acreditam que a saída de Moro não causará impacto, enquanto 8% não souberam ou não responderam.
O último questionamento foi em relação a expectativa com o restante do mandato do governo Bolsonaro quando confirmada a saída de Moro, 49% dos entrevistados afirmaram que o mandato será ruim ou péssimo após a saída do ex-juiz, 18% acreditam que será bom ou ótimo, enquanto 25% optaram por escolher regular e 9%não souberam ou não responderam.
A pesquisa pode ser conferida aqui Pesquisa XP_ 2020_04 – 24 de abril.
Conteúdo: XP
Foto: Adriano Machado/ Reuters