Durante a sessão virtual da Câmara Municipal de Manaus (CMM), na manhã desta segunda-feira, 27, o vereador Amauri Colares (Republicanos) revelou que seu irmão, Raimundo Pereira Batista, 70, morreu hoje em decorrência da Covid-19 e relatou o descaso do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, em anunciar a morte do familiar.
De acordo com o vereador, Raimundo estava internado no HPS 28 de Agosto há três dias, apresentando sintomas de pneumonia, e mesmo com a influência do cargo, Amauri informa que tentou de todos os meios, deslocar o irmão do HPS, sem sucesso.
“Ele me ligou anteontem e me pediu socorro, que tirasse ele lá de dentro, por que ele sabia que lá ele ia morrer”, disse o parlamentar. “Pelo amor de Deus me tira daqui, aqui não tem nada, as pessoas estão morrendo”, descreveu a conversa com o irmão através de ligação.
“Ele estava presenciando as pessoas entrarem com vida e saindo mortas”, acrescentou.
Amauri ainda informou que nesta manhã estava tomando providências para entrar com uma ação judicial para deslocar o irmão para outro hospital, mas não obteve sucesso. “Recorri ao secretário de Saúde do município, recorri à secretária de Saúde do Estado, e não achei uma mão amiga”, lamentou.
A confirmação do falecimento do irmão foi dada, nesta segunda, antes do início da sessão virtual. Raimundo entrou no HPS 28 de Agosto com sintomas de pneumonia, mas logo em seguida foi constatado o diagnóstico de Covid-19.
“Eu quero lamentar profundamente, que as pessoas estão morrendo por falta de atendimento médico, de suporte de estrutura e medicamentos que possam socorrer a nossa população, fica aqui meus pêsames, meu sentimento de dor nesse momento”, Disse o vereador sobre a morte do irmão.
Os vereadores prestaram suas condolências à morte do irmão de Amauri Colares, que não segurou as lágrimas e se emocionou durante a sessão.
Ana Flávia Oliveira, para O Poder
Foto: Reprodução